Governo reforça apoios às empresas e aposta na promoção turística internacional, revela Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores vai reforçar em 380 por cento as verbas destinadas ao sistema de incentivos Empreende Jovem, revelou hoje o Secretário Regional da Economia, durante uma audição na Comissão de Economia do parlamento açoriano, sobre as propostas do Plano Anual Regional e do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2012.
Segundo Vasco Cordeiro, este reforço “muito significativo” destina-se a responder ao crescimento muito significativo de projectos que se tem vindo a verificar “depois das alterações introduzidas pelo Governo dos Açores e que fez com que ele se tornasse muito mais atractivo”.
Actualmente, revelou o governante, “existem 68 candidaturas apresentadas que representam um investimento de cerca de 11 milhões de euros”. Um número “muito positivo e que demonstram o trabalho que tem sido realizado e a importância que os sistema de incentivos assumem para os empresários regionais”.
Além disso, recordou, “em relação ao sistema de incentivos SIDER, foi também já anunciado que serão introduzidas algumas alterações no sentido de permitir um maior número de pagamentos aos empresários durante a execução dos seus projectos, que passam a ser 10, bem como uma diminuição dos mínimos exigidos para cada pagamento, que será estabelecido em 5 por cento, quando antes era de 15 por cento”. Também o último pagamento “passará a ter o seu limite fixado em 10 por cento, quando anteriormente era de 20 por cento”.
Segundo o governante, “estamos muito interessados na mobilização da iniciativa empresarial e nos incentivos à sua sustentabilidade. É por isso que vamos apostar no apoio ao micro crédito bancário e assim como na colocação de produtos regionais nos mercados, por exemplo, com o apoio ao transporte de mercadorias que em algumas ilhas pode chegar aos 90 por cento”.
É também nesse sentido que Vasco Cordeiro revelou que o Governo está a proceder a uma alteração às regras do Concurso Regional de Empreendedorismo “com o objectivo que este deixe de ser uma iniciativa destinada a premiar ideias, para passar a ser um mecanismo que apoie efectivamente a concretização dessas ideias de negócio”.
Vasco Cordeiro revelou, igualmente, que a Região pretende “continuar a apostar de forma muito decisiva na promoção turística junto dos mercados internacionais considerados de grande potencial”. Um investimento “ainda mais importante quando é esperada uma forte retracção do mercado nacional em virtude das decisões e das medidas que têm vindo a ser adoptadas pelo Governo da República”.
“Durante o próximo ano”, acrescentou o Secretário Regional da Economia, “não esperamos manter o crescimento no mercado nacional verificado em 2010, ou na época alta deste ano, pelo que o Governo está a trabalhar no sentido de acautelar com o mercado internacional essa descida que é esperada no número de turistas portugueses”.
Vasco Cordeiro contestou igualmente “a ideia que alguns partidos têm tentado transmitir de que é o modelo de transporte aéreo que está a penalizar o turismo nacional para os Açores”. “Este modelo é exactamente o mesmo que permitiu que os Açores crescessem de forma muito significativa e que fez com que o sector do turismo se afirmasse”.
“Como é do conhecimento público, existem dois meios pelos quais os turistas nacionais acedem aos Açores: os que viajam através de um operador, e para os quais existem pacotes já muito competitivos, e aqueles que concretizam as suas férias de forma independente. Este segundo grupo representa apenas cinco por cento do total de turistas nacionais com tendência para crescer. É nesse sentido que o Governo dos Açores já manifestou a sua intenção de proceder a uma revisão das Obrigações de Serviço Público de forma a poder responder a essa subida da procura, aguardando apenas que o Governo da República indique quais os interlocutores para a formação de um grupo de trabalho que possa trabalhar nas alterações que pretendemos introduzir”.
Vasco Cordeiro revelou ainda que o Governo tem vindo a proceder a um conjunto de alterações nos apoios que são concedidos aos operadores turísticos que promovem o destino Açores. Assim, explicou, “enquanto anteriormente era paga uma verba fixa aos operadores, o Governo tem vindo a introduzir nesses acordos alterações no sentido de que os apoios sejam processados em função dos resultados que são alcançados”.

2 comentários:

  1. alfursanalmutahida Furniture Moving Company

    If you are looking for a furniture moving company in Dammam and Khobar for your private home with high quality, prices that are not high, excellent packaging, guaranteed access to a compass, a distinguished team, and guaranteed work to move wood, electrical appliances, glass, especially glass, then he has very special care and has a lot of tools that are highly packaged so as not to cause him to break a company Furniture Moving Forsan United Furniture Moving in Dammam and Khobar provides you with all these possibilities and the highest service and deservedly just contact us and trust that we are more keen on the safety of your furniture than you
    شركة نقل الاثاث بالدمام
    شركة نقل الاثاث بالخبر
    شركة الفرسان المتحدة لنقل الاثاث




    ResponderEliminar