Páginas

Observação de Cetáceos

Os Açores são actualmente um dos maiores santuários de baleias do mundo. Entre espécies residentes e migratórias, observa-se mais de 20 tipos diferentes de cetáceos nas suas águas. O número corresponde a um terço do total de espécies existentes. Com a presença das baleias e dos golfinhos, o azul do Atlântico torna-se ainda mais fantástico e abençoado em redor destas nove ilhas. E traz para os novos tempos, onde preservação é palavra-chave, um grito antigo: “Baleia à vista!”.  
 
 ocais de Observação:
A observação de cetáceos é uma actividade que pode ser praticada nas águas de todo o arquipélago. A facilidade de encontrar baleias e golfinhos nestas paragens foi acompanhada pelo desenvolvimento de operadores turísticos dinâmicos e respeitadores da vida animal. Há por isso vários pontos de partida, dispersos por várias ilhas, que servem de base para quem queira aproximar-se dos mamíferos.

Dia de Observação:
Antes da partida, um briefing explica as espécies a observar, medidas de segurança e procedimentos a ter para não interferir com a vida marinha. A bordo das embarcações de fibra ou semi-rígidas, é obrigatório o uso do colete salva-vidas. Em certas condições meteorológicas, aconselha-se o uso de calças e casaco impermeável. As saídas costumam ter uma duração aproximada de três horas.
Na Ilha Terceira poderá desfrutar desta actividade contactando alguns prestadores, tais como:
  • Ocean Emotion;
  • Aguiatur;
  • Lima Praia;
  • Açorpraia;
  • Marsol;
Açores um mar de Experiências Únicas!


Fonte: http://www.visitazores.com/pt-pt/experience-the-azores/whale
 

Desvendar São Jorge- Paisagem

Pode-se visualizar na subsequente fotografia uma das demais paisagens naturais que a Ilha de São Jorge brinda a quem a visita. Esta imagem contém um enquadramento da Fajã dos Cubres e ao fundo a Fajã de Santo Cristo da Caldeira, podemos vislumbrar igualmente as longas escarpas verdejantes que tao caracterizam a ilha.



Texto/ Fotografia: Lénia Lourenço

Artesã no Faial - Zenaida Vieira

Estive à conversa com a Zenaida Vieira, 44 anos, natural de S. Miguel, mas a residir no Faial, uma artesã que trabalha essencialmente com o "biscuit", possuindo um blog e uma loja de venda directa.



Esta artesã começou por trabalhar o biscuit em 2004,  peças básicas, evoluindo nessa área, e também com outras peças, como os feltros, bijuterias e o trapilho, sempre inovando. Na área do biscuit faz várias peças, bonecas e bonecos, entre outras criações, que depois resultam em porta-chaves, colares, caixas, molduras, placas para portas, frascos, entre outros. Na área dos feltros faz porta-chaves,  produz diversas bijuterias, acessórios para noivas e malas em trapilho. Faz peças personalizadas, para casamentos, comunhões ou outras ocasiões.


A arte do "biscuit" é uma expressão artística através de uma técnica artesanal, que resulta em formas divertidas e encantadoras. Através da imaginação, esta artesã produz peças realmente notáveis e surpreendentes, que muito sucesso têm, principalmente junto das camadas mais jovens.
O "biscuit" é uma massa de modelagem, neste caso produzida e com receita adaptada por esta artesã. O resultado final possui um aspecto sintético, peças de incrível beleza, resistência e durabilidade. As peças, após produzidas, levam  cerca de um mês a secar ao ar, dependendo do tipo de peça.
Aqui podemos ver um trabalho, um boneco, em fase de criação.

Esta artesã recebe muitas encomendas, directamente, ou através do blog que possui, www.bolinhassabao.blogspot.com. Neste blog poderá ficar a saber mais sobre os trabalhos desta artesã. Embora hajam outras pessoas a trabalhar o biscuit nos Açores, esta artesã é muito reconhecida, sendo reconhecida inclusive pela Secretaria do Artesanato, da qual já recebeu um prémio, em 2008, por uma peça, uma marioneta, com a qual participou num concurso cujo tema era "O Brinquedo". A marca Bolinhas de Sabão é também uma marca que está registada em Lisboa.

As peças mais requisitadas são os colares e os porta-chaves de bonecas, embora estejam a ser também muito requisitados noivos para topo de bolos de casamentos e tiaras para as noivas. Esta artesã recebe muitas encomendas a nível dos Açores, especialmente das ilhas Terceira e S. Miguel, tendo sempre encomendas a nível da própria ilha e também algumas do Continente.
A nível da loja recebe várias pessoas do Faial, especialmente do local onde vive, pessoas da ilha vizinha do Pico e turistas.
Como a maior parte dos artesãos, faz várias feiras nos Açores, com sucesso.

Contactos:
Zenaida Vieira
292 949 045 - 917 348 538
Loja: Em frente à Praia do Almoxarife - Avenida Unânime Praiense



Portugal é o 35º país do mundo a receber mais turistas estrangeiros


Portugal subiu três lugares no ranking mundial das chegadas de turistas internacionais, passando do 38º lugar, em 2010, para 35º, no ano passado. Por outro lado, subiu duas posições no que toca às receitas geradas pelo turismo internacional, ocupando, agora, a 25ª posição, quando em 2010 estava na 27ª. Os dados foram avançados no “UNWTO World Tourism Barometer”, da Organização Mundial de Turismo, ao qual o Publituris teve acesso.
No ano passado, de acordo com o documento, Portugal registou 7,2 milhões de chegadas de turistas internacionais, um aumento de 7,3% em relação a 2010. França continuou a liderar esta tabela, com 79,5 milhões de turistas estrangeiros, mais 3% em relação a 2010. Até ao quinto lugar, as posições mantiveram-se inalteradas, face a 2010, com os EUA no 2º lugar, com 62,3 milhões de turistas, China no 3º (57,6 milhões), Espanha no 4º (56,7 milhões) e Itália no 5º (46,1 milhões). Turquia, Reino Unido, Alemanha, Malásia e México compõem o restante ‘top ten’.
A nível mundial, a OMT registou 982 milhões de chegadas de turistas internacionais, o que se traduziu numa subida de 4,6% em relação ao ano de 2010.

Receitas
Em termos de receitas geradas pelo turismo internacional, Portugal foi o 25º país do mundo a ter uma melhor performance, no ano passado, tendo subido duas posições em relação a 2010. Registaram-se 11,3 mil milhões de dólares (pouco mais de 9 mil milhões de euros), um crescimento de 7,2% face a 2010.
Neste indicador, os EUA lideraram o ranking mundial, com 116,3 mil milhões de dólares, seguidos de Espanha, França, China, Itália, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Macau e Hong Kong. O ‘top ten’ manteve-se inalterado face a 2010.

Festas da Praia 2012

Já é conhecido o cartaz das Festas da Praia 2012 que decorrem, este ano, de 3 a 11 de agosto na cidade da Praia da Vitória, e tem como tema “Os Carnavais”.

October Flight (4 de agosto), Hands on Approach (5 de agosto), Ana Free (6 de agosto), Puddle of Mudd (7 de agosto), Santos & Pecadores (8 de agosto), Mónica Ferraz (9 de agosto), Shaggy (10 de agosto) e Craig Smart (11 de agosto) compõem o cartaz musical das Festas da Praia 2012.

Depois dos concertos, a Music Resort será animada por Dj’s, estando, para já, confirmada  a actuação do Dj Diego Miranda (6 de agosto). Os restantes Dj’s serão apresentados em breve, assim como, os artistas/bandas que animarão os restantes palcos da festa.

Todos estes grupos actuarão no Music Resort, as pulseiras de acesso ao recinto terão um custo de 35 euros (semanais), 15 euros (diárias) e dez euros (pós-concerto).

A XIII Feira de Gastronomia do Atlântico decorre de 3 a 12 de agosto e conta, este ano, com oito restaurantes, três pastelarias e três charcutarias.

Os participantes na edição deste ano – cuja organização está a cargo a Escola Profissional da Praia da Vitória – serão “O Típico” (Mealhada), “Tasca Rasca” (Algarve), “Comeres Barrosões” (Boticas, Vila Real), “O Augusto” (Minho), “O Palinhas Gold” (Ribatejo), “Do Dia Para a Noite” (Madeira), “O Galanta” (Açores) e “Zé Varunca” (Alentejo) são os restaurantes presentes na edição deste ano da Feira de Gastronomia, a que se juntam as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes) e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo). 


A feira contará também com as pastelarias “Bolos e Vitaminas” (Algarve), "Pousadinha" (Tentúgal) e “O Forno” (Açores), assim como com os “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta da Corneta” (meloa da Graciosa).


Luís Rouxinol, António Brito Paes e Tiago Pamplona são os cavaleiros contratados para a corrida de praça das Festas da Praia 2012, agendada para 06 de agosto, às 20h00, e que decorrerá na Praça da Toiros da Ilha Terceira.


Aos três marialvas juntam-se o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, que disputarão o troféu para a melhor pega da corrida.

Em praça estarão toiros das ganadarias locais de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar e das ganadarias continentais Brito Paes, Passanha e Falé Filipe. O evento integrará um concurso de ganadarias (troféus para bravura e para melhor apresentação) e troféus para a melhor lide a cavalo e melhor pega.

A tourada será abrilhantada pela Filarmónica Espírito Santo da Agualva e os bilhetes estarão à venda no secretariado das Festas da Praia e na Rua Direita (loja do Sr. Basílio Simões), em Angra do Heroísmo.

Poderá encontrar mais informações sobre as Festas da Praia 2012 aqui.

Inscrições para Tripulantes de Botes Baleeiros

Estão abertas inscriçãoes para tripulantes de Botes Baleeiros, para a prática de remo e vela em S.Roque do Pico.
Se é um amante dos desportos marítimos, não perca tempo e increva-se!

Inscrições:
Secretaria do Clube Naval de São Roque do Pico
Para elementos do sexo masculino e feminino.
Telefone/Fax: 292 642 105
Telem: 918 474 101

Desvendar São Jorge- Trilho Pedestre Freguesia Activa

No passado dia 20 as colaboradoras do Quiosque de Informação Turística das Velas, juntaram-se a uma actividade desenvolvida pela Junta de Freguesia do Norte Pequeno em parcerias com varias entidades, destacando a empresa de animação turística-Aventour.


Iniciou-se a acção com uma palestra, na Casa do Povo desta freguesia, cuja temática debatida foi “Obesidade”, assunto abordado na actualidade e que tem grande relevo na população jorgense onde tivemos o privilégio de ver dados que demonstram isso e conhecemos formas para combater tal perturbação.
Com um dia esplendido para usufruir da paisagem única que esta ilha presenteia prosseguiu-se a actividade com o trilho pedestre dos Bardinhos até á Freguesia do Norte Pequeno, percurso classificado com dificuldade média alta, teve uma duração de 3 horas. Podemos visualizar no vídeo alguns momentos vividos.


Desta forma finalizamos agradecendo por esta feito, dando enfase ao magnifico domingo passado de forma distinta mas úbere, cruzando por locais encantadores desfrutando d a paisagem subjacente que a ilha de São Jorge brinda, unindo com a pratica de exercício físico forma de combater a “Obesidade” doença do século XXI.

Fonte: Lénia Lourenço

Dia Dos Açores!


O Dia dos Açores foi implementado pelo parlamento Açoriano em 1980, com o objectivo de celebrar a açorianidade e a autonomia, tornando-se desse modo a maior celebração religiosa e cívica dos Açores.
Esta celebração acontece na Segunda-feira do Espírito Santo (a segunda-feira após a festa religiosa do Pentecostes), em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança, constituindo deste modo a principal festividade do povo açoriano.
O nosso povo, formado por pequenas comunidades isoladas durante séculos, manteve cultos e práticas enraizadas no quotidiano caracterizando hoje em dia a sua cultura.
O culto do Espírito Santo nos Açoresé o resultado da forte influência franciscana no arquipélago e da conjugação da visão histórica proveniente da ortodoxia teológica cristã com a visão histórico-profética do milenarismo de Joaquim Fiore (formulado como sagração da história) ganhando uma dimensão e um impacto sem paralelo. O culto do Espírito Santo tem grandes dimensões e proporcionou ao catolicismo predominante nas ilhas um carácter especial, tendo sido, inclusive, uma fonte de constantes conflitos entre a ortodoxia da igreja e as Irmandades do Divino Espírito Santo, sendo deste modo um dos traços determinantes da cultura açoriana.

Um ótimo Espiríto Santo e Dia dos Açores para todos vós!


1º Domingo de Bodos

O culto do Espírito Santo pode ser considerado como a mais representativa das heranças espirituais europeias presentes nos Açores. Possuidor de uma origem arcaica este culto marcou a identidade dos Açorianos. O culto contém diversos aspectos de um grande vanguardismo soció-religioso, ao facilitar ao homem comum o contacto com o sagrado.
Seguindo esta tradição, no 7º domingo após a Páscoa, festejado hoje, realiza-se o bodo. Neste dia realiza-se um cortejo que após sair da igreja dirige-se ao império, sendo as diversas coroas e bandeiras aí colocadas em exposição. Em frente ao império são colocadas as diversas “esmolas”, normalmente pão e vinho, de pois de abençoadas são distribuídas. Os imperadores / mordomos de cada império, recebem as pessoas que lá passam e que podem livremente servirem-se. Para além disso são arrematadas oferendas, normalmente alfenim e massa sovada.
O bodo é servido pelo mordomo e por quem ele designe, pois a existência de imperadores/mordomos é voluntária mas por vezes há pessoas que se oferecem para cumprimento de promessa feita em virtude de uma graça do Divino Espírito Santo.
Feito isto, o cortejo segue para casa do imperador/mordomo onde é servida a função do Espírito Santo, esta função é uma refeição ritual servida a um numeroso grupo de convidados por um dos irmãos, normalmente em resultado de um voto ou promessa. A refeição consiste de "sopa do Espírito Santo", o cozido de carne, pão de água, a massa sovada (um pão de massa doce e rico em ovos) e arroz doce polvilhado com canela. 
Muita da população local e visitantes, aproveitam este dia para visitar todas as freguesias, dando uma volta completa à ilha. Por isso é que existe a expressão "Correr os Bodos". 

Fontes:
Roteiro Cultural dos Açores, Presidência do Governo Regional dos Açores, 2012. 
Geosítio : Planalto da Achada


O Planalto da Achada é uma cordilheira vulcânica de 29 KM de comprimente com orientação ONO-ESE a OE, ao todos são 190 cones vulcânicos de várias dimensões e formas.
Ao longo do Planalto da Achada pode-se observarfortes declives associados a derrames lávicos mais recentes que avançaram sobre as arribas, tapando assimos níveis lávicos mais antigos que mostram frequentemente fracos pendores e evidenciam um processo erosivo mais avançado. Tendo em conta que esta região surgiu na sequência de uma actividade vulcânica marcadamente fissural, com inumeros centros emissores distribuidos por diversos alinhamentos tectónicos.
Algumas das Crateras ao longo do Planalto da Achada são muitas vezes ocupadas por lagoas, como por exemplo: Lagoa do Capitão, Lagoa do Caiado e Lagoa da Rosada.

Abaixo irei mostrar algumas fotos do Planalto da Achada:

Recta dos 9 Kn e inicio do Planalto da Achada












                 Lagoa do Capitão
Reserva Florestal Parcial da Lagoa do Caiado
 Reserva Florestal Parcial da Lagoa do Caiado  
Lagoa do Caiado
Zona da Serra da Vila
Reserva Florestal Parcial do Caveiro
 Reserva Florestal Parcial do Caveiro

Fonte do Texto: Estudo de Victor Hugo Forjaz e GEOPARQUE
Fonte da Imagem: Eva Maria Machado 

Festival de Gastronomia na Ilha Graciosa


Promover a criatividade, inovação e utilização de produtos regionais na restauração é o objetivo do evento.
Até ao próximo dia 3 de junho decorre na ilha Graciosa a terceira edição do Festival de Gastronomia "Sabores da Inovação - Graciosa Best Food Awards 2012". O evento é organizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e pelo Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa.
Ao todo, sete restaurantes participam este ano no certame: Aroma – Graciosa Hotel, Apolo 80, Quinta das Grotas, A Marisqueira, Dolphin, JALE e Costa do Sol. Todos têm uma ementa, com entrada, prato e sobremesa, por um preço de 11 euros.
O objectivo da CCAH é promover a criatividade, inovação e utilização de produtos regionais na restauração, pelo que, no final do evento serão atribuídos troféus para os melhores pratos, por um júri surpresa. Por outro lado, o público poderá avaliar a qualidade de cada restaurante, habilitando-se a um sorteio de refeições para os clientes dos restaurantes.


Concurso Angra Rock 2012

Decorrerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de Junho, a 13ª edição do Concurso Angra Rock 2012, que terá lugar no Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, pelas 21:30.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Culturangra, com produção da Azor Waves que tem como objectivo principal promover a criação musical na área da música moderna, estimulando o surgimento de novos projectos musicais nos Açores.
Pretende-se dar continuidade a um evento que é já uma referência a nível regional e nacional para dar maior visibilidade aos projectos musicais açorianos já existentes e revelar novos talentos.

A participação no Concurso Angra Rock 2012 está apenas aberta a projectos musicais dos Açores que preencham as condições estabelecidas no Regulamento, sendo que as inscrições poderão ser feitas até ao dia 10 de Junho, apenas através da internet em www.angrarock.com, onde podem ser obtidas mais informações.
Os projectos musicais participantes no Concurso Angra Rock 2012 serão agrupados em duas eliminatórias. Os cinco projectos mais pontuados no conjunto das duas eliminatórias serão apurados para a final. A apreciação dos projectos musicais concorrentes será efectuada por um Júri constituído por três elementos.
Serão atribuídos aos três primeiros classificados os seguintes prémios:
1º Classificado: um trofeu e € 1.500;
2º Classificado: € 1.000
3º Classificado: € 500 euros;
Os primeiros três classificados terão ainda como prémio uma gravação áudio em estúdio com qualidade profissional.

                                        
 Fonte: www.cm-ah.pt

Stand up Comedy anedotas e outras coisas tolas

Amanhã, dia 26, irá realizar-se pelas 21:30 na Sociedade Recreativa do Raminho um espectáculo de stand up comedy de entrada livre.
Em palco estarão Ricardo Martins, Marco Toste, José Fernando e Pedro Oliveira.
O espectáculo conta com a apresentação de Romeu Oliveira, assumindo-se como um novo conceito de comédia nos Açores, tendo atraído cada vez mais públicos aos locais de actuação.

Troféu TT

No passado Domingo dia 20, realizou-se no Vale do Barco, na Freguesia do Topo o Troféu TT organizado pelo Clube Motard de São Jorge. Aproveito apenas para vos mostrar algumas fotos da prova!

Para os amantes do desporto motorizado aqui estão!





Fonte: Jorge Oliveira

Açores Entre-Mares nos Quiosques ART

A Associação Regional de Turismo (ART) associou-se à campanha "Açores Entre-Mares" promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. A iniciativa, com dezenas de atividades em todas as ilhas, visa promover o conhecimento e a utilização sustentável do Mar dos Açores.
Durante o período da campanha que decorrerá até dia 8 de Junho, ao visitar os Quiosques de Turismo ART em todas as ilhas do Grupo Central poderá apreciar toda uma decoração relacionada com a temática, visionar a exposição fotográfica "Açores: Um mar de Experiências Únicas!" e ainda apreciar a nova coleção de t-shirts linhas animação turística e espécies (t-shirts a 10€).

Deixo-vos aqui algumas fotos do que poderão encontrar ao visitar um Quiosque ART perto de si...





Ver mais:


Esperamos pela sua visita!

Dia Europeu dos Parques Naturais - Parque Natural da ilha Terceira


Parque Natural da ilha Terceira

Hoje, dia 24 de Maio, comemora-se o Dia Europeu dos Parques Naturais. Um parque natural é uma área caracterizada por possuir diversas paisagens, naturais ou humanizadas, onde é possível deslumbrar os mais valiosos recursos existentes no local. Se pretender saber mais informações sobre o Dia Europeu dos Parques Naturais, pode aceder aqui.
Os Açores possuem nove parques naturais de ilha e um marinho, de forma a que a gestão dos recursos e o cuidado pela natureza seja assegurado.
Um dos parques existentes no arquipélago é o Parque Natural da ilha Terceira, e tem uma área total de 95,78 km2, o que corresponde a 22% da área terrestre da ilha. O objectivo deste parque é a preservação do património existente, tendo objectivos coesos para a conservação da natureza, da paisagem e dos recursos naturais.
Assim, o parque natural está dividido em diversas áreas, associadas ao tipo de recurso existente ou à forma como é gerido.
Deste modo, existem a Reserva Natural, Monumento Natural, Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, Área de Paisagem protegida, Área Protegida de Gestão de Recursos e ainda os trilhos pedestres. Abaixo, explicarei o que se entende por Reserva Natural, Monumento Natural e Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies.
Compreende-se como Reserva Natural a área de terra ou mar sem ou com pequenas modificações do Homem, de forma a manter a sua estrutura verdadeira. A acção do Homem é apenas para preservar a sua gestão e conservação. Nesta área estão incluídas:
1. Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros
2. Biscoito da Ferraria e Pico Alto
3. Terra Brava e Criação das Lagoas

Serra de Santa Bárbara
Para o Monumento Natural existem diversos objectivos que visam a gestão e protecção dos locais, bem como a promoção de oportunidades, de educação, de interpretação e apreciação pública. Nesta área estão incluídos:
1. Algar do Carvão
2. Furnas do Enxofre
Algar do Carvão
Em relação à área designada Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, estão englobadas as áreas de terra ou mar que necessitem, regularmente, de manutenção de habitats ou de intervenção específica para a conservação de determinada espécie(s).
1. Ponta das Contendas
2. Ilhéu das Cabras
3. Matela
4. Biscoito da Fontinha
5. Costa das Quatro Ribeiras
6. Planalto Central e Costa Noroeste
7. Pico do Boi

Ilhéu das Cabras
Sara Luís

Exposição "Os Ultimos Baleeiros"


Centro Multimédia - Sala de Exposições
Regressou ao Centro Multimédia, a exposição permanente "Os Ultimos Baleeiros". A exposição foi retirada para a colocação de um sistema para  pendurar os quadros, que permite a colocação e remoção da mesma sem danificar as paredes do espaço.

Esta exposição é uma homenagem aos ultimos baleeiros e operários da antiga Fábrica da Industria Baleeira de São Roque do Pico (atual museu da Indústria Baleeira), tratam-se de autênticos retratos pintados a café, pelo artista e professor Raúl Gonçalves.

Os operários e baleiros representados nos retratos:

António Cabral; Manuel "Xareta"; Edmundo "Bispo"; João "Bispo"; António "Bispo"; Manuel "Carolina" Manuel Fula; José Fula; Manuel Fula Filho; Manuel Januário; Cristiano Januário; "Cristianinho"; Francisco "Peleve"; João "Peleve"; Tomé Carapinha; Serafim Carapinha; Manuel Maciel; José Costa; Manuel "Caldeira"; José "Caldeira"; Palmira Rodrigues; José "Caneca"; João "Caneca"; José Cristiano.

"Em homenagem aos que dedicaram os melhores anos das suas vidas à atividade Baleeira..."

Para além dos retratos, encontra-se também em exposição um bote Baleeiro e um maxilar inferior de cachalote.

O Centro Multimédia alberga o Quisque de Turismo da ART de S.Roque do Pico.


Maxilar inferior de cachalote - Centro Multimédia

Andreia Goulart


Casa Vitorino Nemésio


A Casa Vitorino Nemésio é um edifício histórico do século XIX, situado na rua de São Paulo na cidade da Praia da Vitória, onde nasceu o escritor Vitorino Nemésio, a 19 de Dezembro de 1901.

Este edificio sofreu algumas alterações durante o século XIX, mas o seu exterior foi mantido.

Em 2007 foi criado um espaço museológico interpretativo e de estudo da vida e obra do autor. Mais do que um espaço museológico, a Casa Vitorino Nemésio,  tem como objectivo dinamizar o estudo da personalidade e da obra deste ilustre escritor do século XX.

No seu interior existem espaços reservados para o visionamento de vídeos alusivos a Vitorino Nemésio (sala multimédia), além de poderem ser observados alguns pertences, fotografias e painéis ilustrativos da época ligados à vida e obra deste autor (sala de leitura). Pode ainda ser visitada, a cozinha da casa, uma cozinha tradicional terceirense que de, alguma forma, representa o quotidiano e modo de vida daquela época.

O jardim, destinado para a realização de diversos eventos culturais, podem ser obervados alguns trabalhos esculpidos em cantaria. E a oficina de marcenaria, espaço que tem como objectivo relembrar a profissão do avô de Vitorino Nemésio que era marceneiro.

A Casa dispõe de um espaço que se destina à pesquisa on-line sobre a vida e obra de Vitorino Nemésio. Aqui pode-se estabelecer um elo de ligação ao Centro de Estudos Nemesianos da Universidade dos Açores, de forma a possibilitar um estudo mais aprofundado sobre este escritor.

Se por aqui passar, convidamo-lo a visitar a Casa onde nasceu o ilustre escritor Vitorino Nemésio!


Catarina Cota

Fontes:

http://www.cmpv.pt/cultura/

Angra do Heroísmo e os Paralelismos entre outras Cidades.


Os Açores tem na ilha Terceira uma cidade com a distinção de Cidade Património Mundial da Unesco, a cidade de Angra do Heroísmo.
Devido à sua localização geográfica e com o seu porto a servir de entreposto comercial, a população de Angra habituou-se a uma vivência opulenta e cosmopolita, copiando a maneira de ser e estar da nobreza ali residente. Estes aspectos foram moldando um povo mais alegre, festivo e acolhedor, amante de touradas, que encontra sempre e em qualquer espaço, lugar para divertimento.
A cidade de Angra do Heroísmo pelo seu traçado urbanístico, com as suas ruas largas, casas delineadas a preceito com sumptuosas varandas e pelos seus monumentos, conseguiu ser reconhecida como cidade Património Mundial, graças ao empenho na manutenção e preservação do seu traçado arquitectónico.
Prova do seu valor cultural e histórico, são as semelhanças que Angra tem com outras cidades, como são o caso das ilhas de Florianópolis onde existem vários paralelismos, como as semelhanças etno-culturais e vivencias que ligam as ilhas Terceira e de Santa Catarina.
Em Março, foi exposta uma exposição em Florianópolis onde que demonstrar as características unificadoras existentes entre as ilhas Terceira e de Santa Catarina. Queriam mostrar que mesmo depois de ter passado mais de 260 anos da chegada dos açorianos, ainda existe uma herança cultural muito forte, que liga directamente ambos os locais. Nota-se um destaque para os efeitos comparativos entre a arquitectura, e para as infraestruturas, existentes na Ilha Terceira e na ilha de Santa Catarina. 






Exemplos de Imagens desta exposição que comprovam estes paralelismos. 

Mas este não é o único caso de comparação, pois as possibilidades de semelhanças entre Angra e outras estruturas de cidade, nomeadamente com outros espaços urbanos do Continente estão também presentes, como poderíamos referir e desenvolver as parecenças, como entre Angra e a cidade de Tomar.
Existem alguns dados históricos que ligam as duas cidades, como é o facto da época dos descobrimentos ser da mesma época de remodelação e ampliação do centro histórico de Tomar, e assim as ligações entre a Terceira e Tomar são estabelecidas, no plano religioso – espiritual referido, ao longo de cerca de três quartos de século podem ter-se traduzido em influências no plano material, nomeadamente urbanístico, podendo as concepções henriquinas ter servido como modelo de intervenção na nascente cidade de Angra.
Tanto a cidade de Tomar como a de Angra apresentam nas suas áreas centrais um similar traçado regular, obra de um verdadeiro plano de urbanização, que se traçaram as ruas, cortadas em ângulo recto, da autoria de Infante D. Henrique.

Esquema dos centros históricos de Angra e Tomar

 Pode-se assim concluir que Angra, para além destes dois casos aqui demonstrados, tem certamente parecenças, paralelismos, e identificações com diversas cidades, não só no capitulo urbanístico, quer pelas inter-relações históricas e culturais, que fazem com que visitar Angra não seja apenas visitar uma cidade, mas sim também conhecer toda a história de uma época, que marcou todo um legado de um povo.