Páginas

Aventurier - Pintura na Marina da Horta



Divertida pintura da Marina da Horta. Os Açores são conhecidos pelas muitas baleias que no nosso mar passam, e aqui fica uma representação desse aspecto. De destacar o mapa  detrás da baleia.
 
Fonte:http://a-little-bit-about-my-live.blogspot.pt/search/label/Aventurier

YACHTAÇOR - Aluguer de Embarcações, Sociedade Unipessoal



A empresa de Animação Turística "Yachtaçor" tem como principal actividade o aluguer de embarcações com o seu próprio "Skipper". O Skipper desta empresa chama-se Hildeberto Manuel Gonçalves Soares Luís, nascido em 1965.
Ao seu dispor estão dois barcos, para uma magnífica aventura no nosso Oceano Atlântico. O "Jeanneau53" e o "Lagoon 400 Catamaran".
 
Os roteiros realizados nas suas viagens são:
  • Vila do Porto / Vila Franca do Campo - 50Km
  • Vila Franca do Campo / Ponta Delgada - 13Km
  • Ponta Delgada / Capelas - 32Km
  • Capelas / Praia da Vitória - 84Km
  • Praia da Vitória / Angra do Heroísmo - 14Km
  • Angra do Heroísmo / Praia (Graciosa) - 45Km
  • Praia (Graciosa) /Velas - 40Km
  • Velas / Calheta - 11Km
  • Calheta / Lajes do Pico - 32Km
  • Lajes do Pico / Madalena - 19Km
  • Madalena / Horta - 9Km
  • Horta / Lajes das Flores - 138Km
  • Lajes das Flores / Santa Cruz das Flores - 4Km
  • Santa Cruz das Floreas / Vila Nova do Corvo - 13Km
Para além do aluguer de embarcações também é possível realizar o batismo e passeios de Vela .
 
Para mais informações:
 
Rua do Cais do Pico, nº29
9940-355 São Roque do Pico
Ou pelo contacto:
 
912 240 999 / 913 023 300
Fax: 292 642 010
info@yachtaçor.com

Feira Tour Natur 2012


A ART – Associação Regional de Turismo estará pela segunda vez consecutiva na Feira Tour Natur que decorre entre os dias 31 de Agosto a 2 de Setembro, em Dusseldorf, Alemanha, integrada no stand dos Açores organizado pela ATA – Associação de Turismo dos Açores.

Feira Tournatur 2011 - Stand ART
A Feira Tournatur 2012 é destinada ao Turismo de natureza, ao pedestrianismo e hiking. Os visitantes da feira são pessoas sobretudo de nacionalidade alemã, que procuram esta feira com o intuito de planear as férias do ano seguinte procurando informações sobre o destino.
Os expositores desta feira enquadram-se nos sectores de Turismo e Excursões de turismo natureza, aventura e bicicleta, e ainda, vestuário e equipamento para caminhadas e trekking.  


Feira Tournatur 2011 - Stand ART
A 9.ª edição desta feira decorreu nos dias 2 a 4 de Setembro de 2011 e contou com mais de 41.000 visitantes e 275 expositores a apresentaram os seus percursos pedestres e equipamentos.
a ART e seus associados consideram a presença dos Açores nesta feira, uma importante acção de divulgação dos Açores e captação de novos turistas para esta prática.

Para ver mais fotos do stand da ART da 9ª edição desta feira, clicar aqui.

Workshop de Pintura Criativa


Nos dias 1 e 2 de Setembro, realizar-se-à um Workshop de Pintura Criativa, com o formador Manuel Passinhas. Este Workshop realizar-se-à no Centro de Multimédia
As inscrições podem ser realizadas até 31 de Agosto pelo telefone: 292 642 507 ou podem enviar a inscrição para centro.multimedia.srp@gmail.com. Tem um limite de 15 inscrições.

Fonte: Município de São Roque

Atum de São Jorge


O atum de São Jorge é cada vez mais procurado, pois trata-se do atum mais sustentável do mundo, na ilha de São Jorge, Açores!

Atum "gourmet", à venda nos nossos quiosques
As latas de conserva são embaladas num papel semelhante às páginas de um jornal que, ao ser desembrulhado, contém a história da empresa e uma receita de culinária.
A Indústria Conserveira de Santa Catarina produz por dia entre 10 mil e 12 mil latas de atum...



Que continuem o bom trabalho!...

III Encontro de Escaladores do Atlântico


De 07 a 10 de Setembro de 2012, irá se realizar o III Encontro de Escaladores do Atlântico e o I Encontro de Montanhismo, na ilha Terceira. 
Este encontro inclui 5 Sectores de Escalada Desportiva, 2 Sectores de Escalada de Bloco e 3 Percursos Pedestres para Caminheiros, para além de Muita Animação.
Existem descontos em viagens inter-ilhas, alojamento e refeições, no regimento de Guarnição nº1. 
Contactos: montanheiros@montanheiros.com Telefone: 295 212 992 
Organização: Os Montanheiros. 

Workshop "Mobile Media & Art" de 3 a 6 de Setembro na Academia da Juventude e das Artes da ilha Terceira


Em Setembro, a Burra de Milho e a Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, com o apoio da Direção Regional da Juventude, promovem o Workshop “Mobile Media & Art”, na ilha Terceira.

Local: Academia da Juventude e das Artes da ilha Terceira
Data/horário: 3 a 6 de Setembro das 18h às 22h

Formadores:
Tânia Fonseca
Tiago Castro

Material obrigatório: criatividade
Material opcional: telemóvel com câmara de vídeo, Tablet ou outro dispositivo móvel que permita filmar

Inscrições até dia 1 de Setembro (limitadas a 16 inscritos)

Valor da inscrição:Sócios da BdM ou portadores do cartão InterJovem 15,00€
Outros 30,00 €

Objetivos:- Dotar os jovens de conhecimentos sobre tecnologias móveis
- Dotar os jovens de conhecimentos técnicos na área de vídeo
- Desenvolver o gosto pelas artes e competências associadas
- Promover a aprendizagem da cidadania de forma criativa e inovadora

Programação:- Sessão de apresentação de conceitos base
-Exercícios práticos, onde se inclui o visionamento, a recolha e edição de imagens a partir de dispositivos móveis (e.g. telemóvel, tabblets, câmaras de vídeo)
- Apresentação à comunidade do trabalho realizado
-Divulgação dos trabalhos numa mostra recorrendo a ferramentas disponibilizadas na Internet.


Fonte: Associação Cultural Burra de Milho

João Ângelo - "Mestre das Cantorias"

João Ângelo - "Mestre das Cantorias"
João Ângelo de Oliveira Vieira, nasceu a 24 de Junho, na freguesia de São Bartolomeu de Regatos, concelho de Angra do Heroísmo.
Viveu sempre no seio da sua família, sendo a sua única profissão que conheceu, a lavoura. Em 1953, tinha 18 anos, quando começou a cantar de improviso, com rapazes da sua idade e vizinhos. Em 1968, começou a subir aos palcos, em São Mateus, para além da cantoria, com as suas famosas “Velhas” acompanhado pelo senhor “Tio Doninha”. Em 1973, fez a sua primeira viagem e teve como destino a América, onde trabalhou e cantou. Viajou também várias vezes para algumas ilhas dos Açores, mas foram mais as vezes que viajou para a Califórnia.
Foi homenageado várias vezes, quer por companheiros das cantigas, quer por entidades oficiais.
Para além da sua actividade de improvisador, tem vários escritos em versos, uma participação política e cívica e uma admiração respeitada entre os colegas de cantoria.
João Ângelo é uma pessoa de seriedade extrema, decidido nas suas convicções, cumpridor dos seus contractos, humilde nos seus actos, possui qualidades humanas as quais se junta à sua actividade de cantador de improviso, com um sentido de humor acima do vulgar, nomeadamente nas suas “Velhas”.

A primeira Escola de Verão sobre Turismo



A ilha Terceira está incluída numa iniciativa do Observatório do Turismo dos Açores (OTA), em colaboração com as organizações não governamentais francesas INTA (International Urban Development Association) e Acting for Life (Tourism, Ethics and Development), que decorre na ilha nos dias 4 e 5 de Setembro.
Em causa, refere nota informativa da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), está “a primeira Escola de Verão sobre Turismo”.
Segundo o presidente do OTA, Carlos Santos, está prevista uma ronda de visitas e entrevistas com responsáveis e entidades do sector, com vista a saber quais são “os principais desafios e problemas que enfrentam a hotelaria e o turismo”.
“A presença na Terceira está incluída neste projecto, mais amplo, sendo que acções semelhantes decorrem no dia 3 de Setembro no Pico e a 6, 7 e 8 em São Miguel.
Será depois produzido um relatório final, a apresentar na ilha de São Miguel no dia 9 do mesmo mês.

Fonte: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=24414

Geossítio - PIC.6 - Montanha



A montanha do Pico, classificada como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é o ponto mais alto do Portugal com 2351 m de altitude e o mais jovem e maior vulcão poligenético dos Açores. A 2250 m de altitude localiza-se o cone lávico do Piquinho que se insere dentro de uma pit crater com 550 m de diâmetro, sendo ambos afetados por uma fissura eruptiva tardia.
A montanha do Pico é um dos geossítios da ilha e tem o estatuto de Reserva Natural da Montanha do Pico possuindo aproximadamente 1500 hetares, bem como uma grande diversidade de flora e fauna, sendo o único local dos Açores que comporta habitats Alpinos e Sub-Alpinos que estão sujeitos a depósitos de neve prolongados. Destaque para a presença da espécie Silene vulgaris ssp cratericola, uma sub-espécie endémica que só existe na cratera da Montanha do Pico.
Ao subir a montanha poderá desfrutar de uma paisagem deslumbrante, onde podem ser observadas todas as ilhas do grupo central, se as condições meteorológicas forem propícias.
 
Cátia Goulart
O Centro de Interpretação Motorização Ambiental da Caldeira da Fajã do Santo Cristo localizado na Faja com o mesmo nome, instalado numa casa rural recuperada, oferece aos turistas instalações acolhedoras e através de um preço simbólico estas podem ser visitadas.
Este centro surge com o intuito de promover uma área de abrangência do parque natural de São Jorge visando promover a Faja de Santo Cristo bem como a dos Cubres. Apostando em destacar aos seus visitantes o que de único tem esses lugares não só pela singularidade geológica e geomorfológica mas também pelos seus sistemas biológicos complexos e únicos. A implementação do Centro de Interpretação visa a manutenção de habitats e valores paisagísticos, promovendo a sustentabilidade ambiental, a valorização de recursos, e a difusão de atitudes e comportamentos respeitadores do meio ambiente.
Quem visita este espaço pode vivenciar através de algumas imagens o acontecimento que marcou as populações destas duas fajãs a 1 de Janeiro de 1980 o terramoto através do vídeo posterior apresentado podemos ver alguns testemunhos de pessoas que vivenciaram a evacuação apos o sismo este mesmo vídeo é apresentado no Centro de Interpretação Motorização Ambiental da Caldeira da Fajã do Santo Cristo.
 
Disfrute desta oportunidade e visite o Centro Interpretativo da Fajã de Santo Cristo!

Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico

"Deus quer, o homem sonha e a obra nasce" (Fernando Pessoa)
Imagens: http://www.sami-arquitectos.com
 
Assim foi com o nosso Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha, um verdadeiro exemplo de recuparação do nosso património, sem degradar a imagem de gerações anteriores, mas sim prestanto uma verdadeira homenagem aos nossos antepassados, preservando a cultura para as gerações futuras, a isto se pode chamar desenvolvimento sustentável.
 
_________________________________________________________________________
 
"O Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, situado no edifício sede do Parque Natural, no coração do núcleo do Lajido de Santa Luzia, constitui-se como o ponto de partida para a compreensão do valiosíssimo património cultural classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.
Este Centro está instalado num antigo edifício de características solarengas, tendo sofrido obras de consolidação estrutural e remodelação, cujo projeto de arquitetura é da autoria dos SAMI-Arquitetos. Foi inaugurado a 29 de Junho de 2010, tendo já sido nomeado para um prémio nacional da especialidade.


Para além das especificidades desta área classificada, o Centro disponibiliza ainda informações genéricas sobre todas as áreas do parque natural.
A Visita ao Centro possibilita ainda a realização de uma visita guiada no exterior aos "currais" de vinha e de figueira, ao interior de um Armazém e de um Alambique tradicionais ainda em funcionamento, bem como percorrer todo o núcleo do Lajido, e assim compreender como este edificado está intimamente associado à cultura da vinha e da figueira. Durante este trajeto, destaca-se ainda a visita aos campos de lava localmente designados por "lajidos", onde podemos percorrer os caminhos que a lava trilhou no passado, tendo deixado gravado nas rochas, micro relevos de rara beleza, onde se instalaram posteriormente diversas espécies de flora endémica.
No final do circuito, os visitantes poderão ainda deliciar-se com uma prova de vinhos, produzidos na Paisagem Protegida. "
 Texto: Manuel Paulino Costa
Parque Natural do Pico
Foto: Paulo Henrique Silva/SRAM
 http://siaram.azores.gov.pt
 
Como Chegar
Este Centro localiza-se no núcleo do Lajido de Santa Luzia, junto à costa, freguesia de Santa Luzia, concelho de S. Roque do Pico. Fica situado sensivelmente a 11 Km das vilas de S. Roque do Pico e da Madalena. O acesso a partir da Madalena poderá ser feito por duas vias, a Estrada Regional e/ou a Estrada junto à costa, bastando depois seguir a sinalização rodoviária com a designação de “Lajido”. Enquanto que o acesso a partir de S. Roque do Pico, é feito pela Estrada Regional, seguindo, a sinalização com a indicação de “Lajido”.
Do Aeroporto ao Centro são 5 minutos.

 Serviços
Bilheteira, Loja, Visita livre, Visita guiada, Prova de Vinhos. WC.
Horários
Época Baixa: 01 de janeiro a 14 de junho | 16 de setembro a 31 de dezembro
Ter a sáb: 10H00 às 12H30
Dom | seg | feriados - encerrado1
Época Alta: 15 de junho a 15 de setembro
Seg a dom: 10H00 às 18H00
1Abre nos feriados de sexta-feira santa; 25 abril; 1 maio; Corpo de Deus; 10 junho, das 10H00 às 12H30, excepto se estes dias coincidirem com domingos ou segundas-feiras.
Preços
Conhecer o Coração do Lajido: 5,00 €
Visita Guiada ao Núcleo Museológico e Lajido2
 
Viagem aos Aromas do Lajido: 7,00€
Visita Guiada ao Núcleo Museológico e Lajido e Prova de Vinhos

Conhecer o Coração do Lajido - Bilhete Família: 9,00 €
Bilhete Completo: 2 Adultos com filhos até 17 anos
Lajido Visto Por Si: 1,00€
Visita livre
 
Aromas e Sabores3: 3,00€

 Descontos:
Júniores (13 aos 17 anos): 50%
Sénior (> 65 anos): 50%
Cartão-Jovem / Inter-Jovem / Cartão de Estudante / Cartões em parceria: 20%
Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos4


 
2Excepto ao fim de semana, salvo com marcação prévia
3A Prova de Vinhos não é sujeita a descontos
4Crianças até aos 12 anos devem apresentar-se acompanhadas

IVA incluído à taxa legal em vigor

 
 Contactos
E-mail:
pnpico.culturadavinha@azores.gov.pt This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telf. (+ 351) 292 207 375
Morada: Lajido de Santa Luzia, 9940 -108 S. Roque do Pico

 

 
 

Arte Sacra nos Açores está bem preservada

 
 
 
Paulo Brasil, especialista em restauro, diz que a preservação da Arte Sacra nos Açores está em bom caminho, mas é preciso inventariar toda a documentação existente nas paróquias.
O arquipélago possui peças de grande relevância histórica e cultural, siblinha o especialista, acrescentando que os documentos são fundamentais para o seu restauro e conservação.

Fonte: http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=28424&visual=3&layout=10&tm=6

 

Rocha do Mar de Vitorino Nemésio



Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, nasceu na Praia da Vitória (ilha Terceira) a 19 de Dezembro de 1901 e faleceu em Lisboa em 1978.

Vulto maior das letras portuguesas do século XX e notável académico, Vitorino Nemésio é o mais relevante escritor nascido nos Açores no último século.

Sua obra literária distribui-se pela poesia, pela ficção, pelo ensaio e pela crónica. Os seus livros fizeram dele um dos escritores mais importantes da literatura portuguesa.

E para saborear um pouco da sua poesia...

Rocha do Mar

Ao Armando Santos, primo e poeta

Já uma vila dos Açores
Loze ligeira no horizonte.
Será num alto das Flores,
No Pico ou logo de fronte,
Espraiadinha num cume
Ou encolhida em Calheta?
O ser nossa é que resume
Seus amores de pedra preta.
Para vila da Lagoa
Falta-lhe a cidade ao pé,
A distância de Lisboa
Já não me lembro qual é.
Para Vila Franca ser
Falta-lhe o ilhéu à ilharga,
É airosa pra se ver,
Mais comprida do que larga.
Povoação não me parece,
Nos padieiros não condiz,
Aos camiões estremece,
Mas não aguenta juíz.
Pra Ribeira Grande falta-lhe
O José Tavares no quintal,
Rija cantaria salta-lhe
Dos cunhais, branca de cal,
Mas não é Ribeira Grande:
Essa merecia foral!
No dia em que haja quem mande
Será cidade mural.
Nordeste - só enganada
Na vista da Ilha Terceira,
Longe de Ponta Delgada,
Sua sede verdadeira.
Nem Vila do Porto altiva,
A mais velha da fiada,
Em suas ruas cativa
Como princesa encantada.
De cimento a remendaram,
Coroaram-na de aviões,
Mas eternos lhe ficaram
Os bojos dos seus tàlhões.
Se é a Praia da Vitória
Não lhe reconheço a saia:
Enchem-lhe a areia de escória,
Ninguém diz que é a mesma Praia.
Talvez seja Santa Cruz
Da Graciosa, ou a sua Praia,
Com o Carapacho e a Luz
Cheirando a lenha de faia.
De S. Jorge a alva Calheta
Ou a clara vila das Velas,
E o alto, alvadio Topo
Com um monte de pedra preta
Dando realce  janelas.
As Lajes ou o Cais do Pico,
A escoteira Madalena
Vilas são de vinho rico,
Qual delas a mais morena.
Santa Cruz das Flores seria
Essa vila açoriana
Ou as Lajes de cantaria
Do bom Pimentel soberana.
Finalmente, só o Rosário,
Que do Corvo vila é,
Pequena como um armário
Ou um chinelinho de pé.
Mas não é nenhuma delas,
Nem Água de Pau, que o foi,
S. Sebastião, ou Capelas,
Da Terceira arca de boi
Como a nossa Vila Nova,
Que nem chegou a ser vila,
Tão branca na sua cova,
Tão airosa, tão tranquila.
Ah, já sei! É delas, fundo,
Que o muro alvo se perfila
Contra os corsários do mundo
Que invejam a nossa vila,
Nosso povo, na folia
De uma rocha de mar bravo,
Que o Guião da autonomia
Só por morte torna escravo.

24 de Abril de 1976

Vitorino Nemésio

Fontes:

Happy Hour no Quiosque de Turismo de Angra do Heroísmo

Teve ínicio às 17:30 a Happy Hour no Quiosque de Turismo de Angra do Heroísmo, que terá ao dispôr dos seus clientes as seguintes promoções:  
  • Desconto: 10% de desconto em todas as compras a partir de 25,00€ (excepto nas outras promoções da campanha);
  • Oferta de uma t-shirt da linha "Já Exprimentei! / Já Exprimentaste?) na compra de 2 t-shirts da linha de t-shirts grafismo actividades e espécies açores;
  • Oferta de caneta ou marcador de livro em compras no valor igual ou superior a 10,00€;
  • Oferta de uma t-shirt da linha "Já Exprimentei / Já Exprimentaste?) em compras de valor superior a 30,00€;
  • 5% de desconto em produtos gastronómicos.

Além das promoções a Happy Hour tem ao dispôr animação de rua pelo grupo Xarang'ilha.

Visite-nos, a Happy Hour só termina às 19:30!

Happy Hour no Quiosque de Turismo de Velas



Hoje (24 Agosto), entre as 17h30 e as 19h30, realiza-se no Quiosque de Turismo de Velas, bem como nas restantes lojas aderentes, a Happy Hour da campanha Ofereça Açores da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo.

Durante a Happy hour haverá no Quiosque de Turismo, descontos em diversos artigos, , tais como:

- Desconto: 10% de desconto em todas as compras a partir de 25,00€ (exceto nas outras promoções da campanha); 
                                                                                     
- Oferta de uma t-shirt da linha "Já Experimentei! / Já Experimentaste?” na compra de 2 t-shirts da linha de t-shirts grafismo atividades e espécies açores;

- Oferta de caneta ou marcador de livro em compras no valor igual ou superior a 10,00€;

 - Oferta de uma t-shirt da linha "Já Experimentei! / Já Experimentaste?” em compras de valor superior a 30,00€;

- 5% desconto em produtos regionais gastronómicos;

Durante esta campanha haverá animação de rua com insufláveis e jogos, junto ao Jardim da Republica.