Páginas

Carnaval 2013 no Auditório do Ramo Grande



Ao palco do ARG sobem danças e bailinhos no sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, abrindo as portas da sala de espetáculos às 20h00, 15h00, 17h00 e 15h00, respetivamente.

Entretanto, a 02 e 03 de fevereiro, o ARG abre as portas ao Carnaval Sénior 2013, para que decorra a atuação dos 13 bailinhos formados por idosos dos centros de convívio da ilha Terceira. Estas atuações decorrerão entre as 16h00 e as 22h00 no sábado e as 15h00 e as 21h00 no domingo.

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, os bailinhos atuam na Sociedade Nova da Vila das Lajes, na Vila Nova, na Agualva, nas Quatro Ribeiras, nos Biscoitos (Sociedade de S. Pedro e Sociedade Progresso Biscoitense), na Casa da Ribeira, no Juncal, em Sta. Luzia, nas Fontinhas e em São Brás. O horário de atuação é entre as 16h00 e as 22h00 no sábado e as 15h00 e as 21h00 no domingo.

O calendário das atuações no Carnaval Sénior 2013 está disponível para consulta e download em www.cmpv.pt.

Os bilhetes para o Carnaval 2013 no Auditório do Ramo Grande (ARG) estão à venda desde o dia 27 de janeiro.

Cada bilhete tem o preço de 6,5euros, tendo como limite máximo a venda de quatro bilhetes por pessoa. Estes ingressos dão acesso ao ARG durante os quatro dias de Entrudo, que, este ano, se assinala de 09 a 12 de fevereiro.

Carnaval com a Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense

Carnaval 2013


Divirta-se com a filarmónica da freguesia da Praínha, São Roque do Pico.

Sábado dia 9 - Baile com o grupo musical "Virá'Pauta";

Domingo dia 10 - 16h00 Matiné e Baile com o grupo musical "Virá'Pauta";

Terça dia 12 - 14h00 Torneio de futebol Solteiros VS Casados e às 18h00 Batalha de água.

Rota das Fajas: Passeio Pedestre 03 de Fevereiro de 2013


Continuamos acompanhar o percurso do projeto jorgense “Na Rota das Fajãs”. Caminhamos nesse sentido para o Décimo passeio pedestre que decorrerá no próximo domingo, dia 3 de Fevereiro de 2013.


Com o objectivo de descobrir mais três fajãs da Ilha de São Jorge, sendo estas: Fajã da Airinha; Fajã Entre Ribeiras; e Fajã do Castelhano. Se pretende participar nesta actividade o ponto de encontro será em Santo Antão (Topo), mais precisamente no Caminho do Chão junto ao Café Moisés pelas 9:30.

De salientar que este projecto conta com a organização da empresa de Animação Turística “Aventour”. Evidenciamos ao longo dos transactos nove passeios que o número de participantes tem vindo a aumentar, concluindo desta forma que o objectivo primordial do projecto está a ser correspondido de uma forma positiva.







Junte-se a este grupo de aventureiros e desvende os encantos da Ilha de São Jorge!

Carnaval da ilha Terceira

Estando-se a aproximar o Carnaval, a ilha Terceira começa a sentir o fervor daquela que é a maior mostra de teatro popular do país.
Durante os quatro dias do entrudo, várias Danças de Carnaval apresentam-se nos palcos da ilha, com o propósito de entreter o público. Numa vertente mais séria surgem as Danças de Espada, e numa vertente mais humoristica temos os bailinhos ou danças de pandeiro, todos eles sempre acompanhados por uma parte musical.
 
Abaixo podemos ver um exemplo de uma Dança de Pandeiro:


Agência de Viagens Aerohorta na Horta - Faial



Existem várias agências de viagens na Horta, na ilha do Faial, e a Aerohorta é uma delas. Estive à conversa com o sr. Carlos Morais, gerente da agência, que me falou mais sobre esta.
 
A Aerohorta, Agência de Viagens e Turismo Lda. abriu em 1998 e atualmente é composta por 7 funcionários. Possui também um balcão nas Lajes do Pico.
 
A nível dos serviços que presta, estes enquadram-se no âmbito das agências de viagens, como é o caso da emissão de bilhetes de avião, reservas de avião e de hotel. Vendem pacotes turísticos de vários operadores turísticos, bilhetes de barco e fazem transfers.  Fazem também voltas à ilha nas ilhas Faial, Pico e S. Jorge.
 
Possuem rent-a-car, a Açor Rent (Hertz), que disponibiliza vários tipos de automóveis e também aluguer de scooters.
 
A nível de incoming ou outgoing, trabalham com os dois setores, embora trabalhem mais com o outgoing, a nível da reserva de bilhetes de avião.
 
Os mercados que mais trabalham, a nível do incoming, são, respetivamente, Portugueses, Suecos, Dinamarqueses, Alemães, Franceses, Espanhóis e Russos.
 
Embora tenham sempre trabalho ao longo do ano, os meses com mais afluência são Julho e Agosto.
 
A nível de feiras costuma participar na Bolsa de Turismo de Lisboa.
 
Apesar da crise económica que está instalada em Portugal, para esta agência, o ano de 2012 superou as expetativas.
 
Para mais informações pode contatar a agência:
 
Aerohorta, Agência de Viagens e Turismo Lda.
Rua Conselheiro Medeiros, nº 2
9900-144 Horta
Tel.: 292 208 130
E-mail: incoming@aerohorta.com
Site: www.aerohorta.com
 
Foto: Andreia Rosa

Atlântida Mar Hotel distinguido como um dos melhores do mundo


O Atlântida Mar Hotel, situado na Praia da Vitória, foi distinguido, pelo maior site de viagens do mundo, com o prémio "Travellers Choise 2013" na categoria Hóteis de Pequeno Porte.

O prémio, distinção anual dos melhores hóteis do mundo, é instituído pelo Tripadvisor e baseia-se na opinião de mais de 75 milhões de turistas.

O Atlântida Mar Hotel é a única unidade dos Açores, na categoria de Hóteis de Pequeno Porte, a figurar na lista dos 25 hóteis portugueses recomendados para 2013.


 
Fontes:
RTP/Açores

Surf na Caldeira de Santo Cristo - Ilha de São Jorge

Venha de férias a São Jorge-Açores e tenha as férias que merece.

     A "Casa da Caldeira" é a casa típica, mas com todo o conforto necessário para uma estadia agradável.
     A fajã da caldeira de Santo cristo é o destino onde se fica com vontade de voltar.
     Local ideal para relaxar em contacto com a natureza e com o mar, e para se afastar do "stress" do dia-a-dia.
     Para os amantes do surf, é o local ideal para experimentar as ondas no meio do Atlântico.
     Um dos locais nos Açores que poderá fazer surf, juntando as paisagens... Será de certeza convidativo para os melhores dias da sua vida!!!

   
 





Delicie-se com uma amostra do que poderá ser a Fajã da Caldeira de Santo Cristo em São Jorge!!!


http://vimeo.com/46391981

MI: Mais de 20 ‘buyers’ russos já confirmaram presença na BTL 2013



Mais de 20 compradores oriundos da Rússia, que atuam no segmento da Meeting Industry, já confirmaram a sua presença na BTL 2013, evento que começa no próximo dia 27 de Fevereiro, na FIL, em Lisboa. A notícia foi avançada à Publituris pela organização.

O segmento é, de resto, uma das apostas estratégicas da organização para este ano, juntamente com o golfe e o turismo religioso. “Nada nos deixa mais satisfeitos do que a presença de um dos segmentos em que mais apostamos este ano, e obviamente de um país com tanto potencial como a Rússia. Terem escolhido estar presentes na BTL este ano demonstra que Portugal é cada vez mais um destino preferencial para a área de congressos e incentivos”, comentou a diretora da BTL, Fátima Vila Maior.

Mits, Aeroclub, ATH, Nicko Travel Club, CBTC, Travelex, 5 Zvezd, Unifest, JTB, FCM Travel, Veresk e BSI group, entre outras, foram empresas russas que já confirmaram a sua presença no certame. “A possibilidade de na BTL poderem contactar com potenciais clientes e, no que diz respeito à hotelaria de Lisboa, poderem conhecer as unidades presentes na feira, é uma excelente oportunidade de negócio”, sustenta a organização.

A parceria com a TAP e o Turismo de Portugal está, também, a contribuir para que o programa de ‘hosted buyers’ mantenha o sucesso do ano passado.

Fonte:


Adriana Calcanhotto actua na ilha Terceira





A cantora brasileira Adriana Calcanhotto atua, no dia 25 de abril, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
O espetáculo, com início marcado para as 21h30, está integrado numa digressão nacional que a cantora inicia em Lisboa a 12 de abril.
Adriana Calcanhotto atua em Angra depois de subir ao palco do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, no dia 24 de abril.
Os concertos da cantora nos Açores têm lugar no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Angra e o Teatro Micaelense.  

Fonte: Diário Insular
Fonte da Imagem: http://vilamundo.org.br/2011/10/adriana-calcanhoto-no-show-de-abertura-da-balada-literaria-2011/

Entrevista a Terry Costa

Esta entrvista foi feita a Terry Costa, Produtor, encenador, gerente de eventos culturais.
Terry Costa nasceu na cidade de Oackville no Canadá mas viveu grande p.oarate da sua adolescência na ilha do Pico, após vários anos longe da sua ilha resolve voltar e desenvolver os seus projectos nos Açores. Desde já agradeço a disponibilidade do Terry por ter concedido esta entrevista.


Eva Machado: O que é o projecto Descobrir Azores?
Terry Costa: Descobrir Açores é um projeto artístico-turistico para promover os Açores através da arte, artistas, artesãos açorianos.

E.M. Quais os parceiros deste projecto?
T.C.:Com o apoio da Direção Regional do Turismo, o projeto tem vários apoios promocionais como a A.R.T., Pousadas, Câmaras e outras associações, assim como meios de comunicação.

E.M.:Que balanço faz de 2012?
T.C.:25 Encontros, reuniões e tertúlias foram realizados pela miratecarts em 2012 que incluiu no mínimo um evento em cada município dos Açores mas também fomos abraçados pelas 3 casas dos Açores no continente português. Foi uma grande aventura que já está a dar bons frutos.

E.M.:Quais os projectos para 2013?

T.C.:Em 2013 o "Descobrir Açores" vai apresentar mais de 100 páginas na Internet com informação sobre artistas açorianos, vamos publicar uma revista e apresentar internacionalmente, mais propriamente no Canadá é EUA. também vamos iniciar o programa Rádio Descobrir Açores.


E.M.:Na realização dos seus projectos nos Açores tem sentido dificuldades, se sim quais?

T.C:A maior dificuldade é convencer as pessoas a participarem e mandarem informação a tempo. Somos muito relaxados e ás vezes esquecemos de metas. Mas em geral tem corrido muito bem. Passo a passo se chega ao longe.


E.M.:Este projecto artístico turistico (discover azores) e a busca de parceiros para a promoção dos artistas açorianos e do destino Açores deve-se à sua paixão pelos Açores?
T.C.:Eu sou apaixonado por estas ilhas. Não foi por uma simples razão que escolhi os Açores como residência. O meu objetivo tem muito a ver com levar os Açores para o mundo, fazer com que outras culturas conheçam que também estamos aqui. Com este projeto é isso exatamente que vamos fazer. Pois, vamos mostrar os Açores ao mundo através da arte e artistas, que ultrapassa as barreiras muito melhor do que qualquer outra disciplina.

E.M.:O seu projecto tem sido bem aceite pelas pessoas?
T.C.:Temos tido grande aderência. neste momento estamos a estudar as mais de 200 inscrições que chegaram até à data do prazo. Os encontros nas várias ilhas foram bem recebidos. Em geral está a correr muito bem e assim esperamos que continue.
Visitem www.discoverazores.eu para conhecerem todas as etapas do projeto.

Fonte da Imagem: 
Eva Machado
http://mirateca.com/about/mediaphotos

TP e UNESCO lançam manual de gestão sustentável do Património Mundial

 
 
 
O Turismo de Portugal (TP) e a UNESCO lançaram ontem, em Lisboa, um manual de boas práticas para a gestão sustentável de recursos culturais e patrimoniais, uma publicação que se destina aos gestores dos 40 sítios Património da Humanidade de origem e influência portuguesa em todo o mundo.

O objetivo do manual, explica o TP em comunicado, é aumentar as competências das entidades gestoras destes sítios para “planearem e gerirem o turismo de uma forma mais sustentável em benefício das comunidades locais e dos seus visitantes, conciliando a preservação do património com os seus potenciais benefícios económicos a longo prazo”.

A publicação, disponível em português e em inglês, reúne as conclusões do projeto de parceria “Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa” desenvolvido ao longo de dois anos entre o Turismo de Portugal e a UNESCO, através do Centro do Património Mundial.

O projecto pretende desenvolver competências adequadas à realidade de cada localização, que permitam a gestão integrada dos sítios, o envolvimento das partes interessadas, a monitorização de objectivos, a interpretação dos sítios e a escolha de mensagens, além da identificação de atrações turísticas e da criação de produtos turísticos.

As melhores práticas de gestão destes recursos foram já identificadas e testadas com recurso a três estudos de caso representativos, como é o caso do Forte de Mombasa, no Quénia, do Centro Histórico de Évora e dos Sítios Arqueológicos do Vale do Côa, cujos resultados são agora disponibilizados aos gestores dos 40 sítios.

O projecto arrancou no primeiro semestre de 2011 e integrou dois workshops em Lisboa e em Évora, acompanhados por especialistas da UNESCO, nos quais participaram os representantes de todos os sítios classificados como Património Mundial, portugueses e de origem ou influência portuguesas.

Recorde-se que, por todo o mundo, existem 40 sítios de origem e influência portuguesa classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, dos quais 14 estão localizados em Portugal, enquanto os restantes 26 estão espalhados por 18 países dos quatro continentes.
 
De recordar também que, nos Açores temos dois locais classificados como Património Mundial da UNESCO, o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, na Terceira, que se pode ver na imagem, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
 
Fonte:http://www.turisver.com/article.php?id=59833
Fonte da imagem:http://www.percursos.net/rec_csfc_un12_rec_patrimonio_patmundial_angra.htm
 
 

Museu Etnográfico da Ribeirinha recorda tradições terceirenses

O Museu Etnográfico da Ribeirinha recria uma casa tradicional terceirense, que demonstra e faz recordar a vida de meio século atrás, em termos de arquitectura, mobiliário, vestuário e instrumentos de trabalho.

Ao entrar na casa, o visitante encontra uma pequena sala, uma cozinha e um quarto de cama que estão repletas de peças antigas que as pessoas utilizavam no seu dia-a-dia, como por exemplo, o forno de lenha, o alguidar, a cama de folhas, entre outras peças. Dos antigos instrumentos que eram utilizados na agricultura destacam-se a atafona, eira, alfaias.
 
Destacam-se ainda os utensílios do tear.

Este museu foi inaugurado em 2003, está instalado na sede do Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer", que visa divulgar a etnografia e música tradicional do mundo rural da Terceira.


Fonte:
www.diarioinsular.com

Rota das Fajas: Passeio Pedestre 27 de Janeiro de 2013



No próximo Domingo, 27 de Janeiro do presente ano, irá realizar-se o nono passeio pedestre inserido no projeto “ Na Rota das Fajãs”. Este circuito visa descobrir mais duas das 75 fajãs que existem na ilha de São Jorge, sendo estas: Fajã do lemos e Fajã das Figueiras.

O ponto de encontro será junto à Estação de Serviço da Galp, nas Velas (Almeida), pelas 9:30 horas. O nível de dificuldade está classificado como "Muito Fácil".



Aproveite esta oportunidade e junte se a este grupo de aventureiros!