Páginas

Festas de São João da Vila Franca do Campo




Festas de São João de 16 a 25 de junho em Vila Franca do Campo com concertos de C4 Pedro e Kura


A edição de 2016 dos festejos do Feriado Municipal de Vila Franca do Campo – São João da Vila, vai decorrer de 16 a 25 de junho, sendo, à imagem do que se verificou nos últimos anos, organizada através de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e a Associação de Jovens Kumbaya.

O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, numa conferência de imprensa, realizada no dia 11 de abril, no Salão Nobre daquele Município.

Como habitualmente, os pontos altos das comemorações são as noites de desfile das Marchas Populares, a 23 (noite de São João) e a 25 de junho, saudando-se, este ano, o aumento do número de marchas participantes de dez para onze.

O montante do apoio a cada marcha participante também aumenta, passado para 2250 euros.

Novidade para o corrente ano é também a colaboração entre Câmara Municipal, Associação de Jovens Kumbaya e a J&M Eventos, para a realização de duas Noites da Juventude (a 17 e 18 de junho) e de um espectáculo musical no dia 24 de junho, eventos que contarão com a presença de artistas musicais de renome internacional, não descurando a aposta na “prata da casa”, de modo a dar visibilidade ao trabalho dos artistas locais.

Com os cabeças de cartaz C4 Pedro e Dj Kura e nomes reconhecidos como Dillaz e Pow Pow Movement, fica a promessa de animação musical de grande qualidade em Vila Franca do Campo. Note-se que os espectáculos serão todos de entrada livre.

Haverá também, como tradicionalmente, uma forte componente desportiva nas festividades. Para tal serão realizados vários torneios, nomeadamente de voleibol, ténis, ténis de mesa e karaté, bem como provas de atletismo, vela e canoagem, aulas de zumba, com especial destaque para as terceiras edições da Maratona de 24 horas de futsal e da Vila Franca Fight Night, um evento que junta kickboxers de várias ilhas da Região e de Portugal Continental.

Por fim, importa salientar que o orçamento disponibilizado este ano pela Autarquia para a realização das Festas de São João da Vila corresponde a um montante de pouco mais de 160 mil euros.





Fonte: http://www.azorestoday.com/2016/04/11/festas-de-sao-joao-de-16-a-25-de-junho-em-vila-franca-do-campo-com-concertos-de-c4-pedro-e-kura/#.Vw99D9SLSmw





Mónica Martins

Jorge Blayer - Fotografo




Jorge Blayer Gois é fotografo, natural da ilha de São Jorge, do arquipélago dos Açores.
O fotografo tem uma vasta experiência de retratar um pouco de tudo, paisagem, casamentos,batizados, entre outras.
Já realizou várias exposições de fotografia e workshops de iniciação à fotografia em várias ilhas dos Açores.



Fontes:https://www.facebook.com/jorge.blayergois?fref=ts
http://rgraciosa.blogspot.pt/2012/04/graciosenses-rendidos-ao-trabalho-de.html
http://rgraciosa.blogspot.pt/2012/10/entrevista-de-hoje-com-jorge-blayer-gois.html

Gina Maciel

CENSO DE GARAJAUS COMEÇA A 25 DE MAIO

A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), em parceria e com o apoio dos Serviços de Ambiente e dos Parques Naturais de Ilha, vai promover a realização do Censo de Garajaus, entre 25 de maio e 10 de junho.
Este recenseamento, segundo o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, tem como objetivo “quantificar as populações das duas principais espécies de garajaus que nidificam nos Açores", nomeadamente o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougali).
Em 2015, por iniciativa da DRAM, foi ministrada uma formação de monitorização de aves marinhas pela investigadora Verónica Neves, do IMAR/DOP, com o objetivo de capacitar os Vigilantes da Natureza e os técnicos dos Parques Naturais de Ilha para efetuarem campanhas de monitorização de algumas espécies de aves marinhas que nidificam nos Açores, com ênfase nos garajaus.
Este ano, a investigadora vai acompanhar os censos em algumas ilhas onde as colónias são mais densas e onde as duas espécies de garajaus coexistem, o que pode dificultar a sua distinção.
Filipe Porteiro salientou que, para a realização deste censo, “a DRAM contratualizou viagens por mar à volta de todas as ilhas dos Açores e adquiriu equipamento ótico adequado para observação de aves, nomeadamente binóculos e telescópios", o que permite que os técnicos dos Parques Naturais de Ilha efetuem contagens "nas colónias mais inacessíveis, em particular nos ilhéus costeiros que são um refúgio para aves marinhas.
A monitorização e a recolha de dados populacionais de aves marinhas com estatuto de proteção regional, comunitária e internacional, como é o caso dos garajaus comum e rosado, constitui uma obrigação legal no âmbito da Diretiva Aves (Rede Natura 2000), da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, tendo ainda enquadramento na Convenção OSPAR.
No arquipélago dos Açores, as principais colónias de garajaus rosados (75 a 80%) concentram-se nas ilhas Graciosa, Flores e Santa Maria.

No ilhéu da Praia, na Graciosa, encontra-se a segunda maior colónia de garajaus-rosados da Europa.


Fonte:http://www.radiograciosa.com/

“José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz”








“José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz” é uma exposição retrospetiva da obra deste artista mariense, com curadoria do crítico de arte José Luís Porfírio.


A exposição integra um conjunto de obras pertencentes a coleções particulares, institucionais e do próprio artista, que foram produzidas desde os anos 60 (anos iniciais da sua produção artística) até 2006.

Com a colaboração do pintor micaelense Urbano Resendes será recriada uma instalação de José Nuno, de 1986, denominada Paisagem ou Mar de Lama.

Estarão também em exibição duas instalações vídeo, uma evocando fragmentariamente a Imaginação da Matéria, de 1979, outra de triplo ecrã lembrando o projeto nunca concluído do “Totem da Água e dos Ventos”, de 1980.

Horário da exposição: 3.ª a domingo das 10h00 às 18h00.





Fonte: https://www.facebook.com/culturacores


Ana Cabrita

Azores Trail Run | 28 de Maio de 2016




Programa:

Trail Ilha Azul – Trail Ultra (70 km)
A prova terá início às 05:00 do dia 28 de Maio de 2016, no Forte de São Sebastião, na freguesia das Angústias, na Cidade da Horta.

Faial Costa a Costa – Trail Ultra (48 km)
A prova terá início às 09:30 do dia 28 de Maio de 2016, na freguesia da Ribeirinha, independentemente das condições climatéricas que se façam sentir.

Trail dos 10 Vulcões (22 km)
A prova terá início às 11:30 do dia 28 de Maio de 2016, junto à Caldeira do Faial.

Family Trail (10k)

A prova terá início às 12:00 do dia 28 de Maio de 2016, junto ao Parque do Capelo.





http://www.azorestrailrun.com/2016/pt/

Carolina Melo e Simas




Corpo de Deus


 A primeira celebração do Corpo de Deus remonta ao século XIII, instaurada em 1264 pelo Papa Urbano IV com o propósito de sublinhar a doutrina de que o real corpo de Cristo se encontra no pão consagrado na altura da Eucaristia. A festa do Corpo de Cristo foi apenas decretada em 1269.


Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi e é uma festa com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. 


Esta é uma celebração católica que tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
 

Em várias localidades realizam-se procissões e festas religiosas neste dia e são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.


Neste, é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.


O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado, mas este ano, voltou a decidir-se considerar o Corpo de Deus como feriado novamente. 


O dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso e festeja-se sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa.




Fontes: http://www.calendarr.com/portugal/corpo-de-deus/

http://www.online24.pt/corpo-de-deus/

Elisabete Almeida

Concurso de Fotografia "Fotografando o Bremim da Montanha"

Foto: http://caisdopico.blogspot.pt 

Encontra-se aberto o concurso de fotografia "Fotografando o Bremim da Montanha", o qual pretende dar visibilidade à sub-espécie endémica vegetal que só existe na cratera da montanha da ilha do Pico - Silene uniflora ssp cratericola, mais conhecida localmente como "Bremim da Montanha".

Neste concurso da MiratecArts, incentivado pela participação da foto "Silene", de Nuno
Gonçalves (foto em anexo), no concurso internacional de fotografia "Flora e Fauna da Montanha", pretende-se que os fotógrafos locais, ou aqueles que visitem a montanha da ilha do Pico, tenham como desafio fotografar esta planta exclusiva do ponto mais alto de Portugal.

As condições de participação são:
  1. Trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de outubro de 2016, através do e-mail montanhapicofestival@gmail.com, contendo também informação de contacto do autor.
  2. Podem ser submetidas até 3 imagens por participante.

Os finalistas irão fazer parte de uma exposição e a fotografia vencedora será promovida internacionalmente, assim como respetivo fotógrafo também ganhará uma viagem de exposição até 3 ilhas dos Açores.

Publicado por: Ivo Sousa
http://caisdopico.blogspot.pt/2016/01/concurso-de-fotografia-fotografando-o.html

"Exchange with your Heart" regressa ao Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, nas Furnas, na ilha de São Miguel acolherá no próximo dia 28 de Maio, a partir das 10h30, a 3ª edição do "Exchange with your Heart".
Segundo nota enviada à comunicação social, fruto da parceria entre o Terra Nostra Garden Hotel e a Holistika, a edição de 2016 promete várias novidades e uma nova interpretação do espaço no Parque Terra Nostra.
Assim sendo, o ponto alto do dia será o concerto nas proximidades do Tanque Termal do Parque, com a hipótese de estar dentro do mesmo, com água a aproximadamente 38º, durante a atuação dos cabeças de cartaz, os OCO.
Com mais de uma década de existência os OCO são uma formação composta por 5 elementos que faz das “sonoridades experimentais, ritualistas e intemporais dos quatro cantos do mundo”, as suas referências. Uma mistura entre o oriente e o ocidente que deseja trazer a magia da música ao Parque Terra Nostra.
Esta mesma nota adiciona que a presença de atividades durante todo o dia, criará uma nova dinâmica, designada a a todos os amantes da natureza, interessados em novas experiências sensoriais. Reiki, Yoga, Meditação, Biodança, são algumas das atividades que estarão disponíveis para absorver toda a essência do festival.








Fonte: http://www.acorianooriental.pt/noticia/exchange-with-your-heart-de-volta-ao-parque-terra-nostra

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES VAI COMEMORAR DIA DO PESCADOR A 31 DE MAIO


A Associação de Pescadores Graciosenses vai celebrar o Dia do Pescador, no próximo dia 31 de Maio, a partir das 16 horas.
Do programa das comemorações, a decorrer no Porto de Pescas, destaca-se animação musical e entretenimento para as crianças.
A comemoração do Dia Nacional do Pescador homenageia todos os homens e mulheres que têm na pesca a sua vida e a sua profissão.



Fonte: http://www.radiograciosa.com/

FESTIVAL LAGOA COMVIDA 2016




THE GIFT É CABEÇA DE CARTAZ NO FESTIVAL LAGOACOMVIDA 2016 




O Festival LagoaComVida de 2016, realiza -se nos dias 1, 2 e 3 de julho, na frente marítima do Portinho de S. Pedro, a sul do campo Municipal João Gualberto Borges Arruda.


A segunda edição conta, uma vez mais, com atuações com bandas e artistas de referência do panorama musical português, e internacional, com especial destaque para a conceituada banda portuguesa The Gift, cabeça de cartaz do festival, que atuará no dia 2 de julho. Outros nomes, como o de Carminho, passará pela Lagoa no dia 3 de julho, e Póllo, banda internacional, no dia 1 de julho. As bandas regionais, UrKesta Filarmoka, Deep Blue Project e o micaelense Romeu Bairos, participante do The Voice Portugal, também fazem parte do cartaz. Na música eletrónica, passará o DJ oficial do Anselmo Ralph The Machine e o Dj nacional Steven Rod. De salientar ainda a realização do Espetáculo Infantil “Sónia e as Profissões”, para a tarde do dia 3 de julho, destinado aos mais novos. 


As entradas com um preço mais reduzido na compra de um ingresso para três dias, de pré venda até 30 de junho, no valor de 10 euros, sendo que os bilhetes diários terão um valor de 5 euros para dia 1 de julho; 10 euros para dia 2 de julho e 7.50 euros para dia 3 de julho. O Espetáculo Infantil Sónia e as Profissões, terá um custo de 5 euros, por adulto, que poderá levar três crianças até aos 12 anos com entrada gratuita.



Fonte: https://www.facebook.com/201265370077248/photos/a.206943889509396.1073741836.201265370077248/507501392786976/?type=3&theater




Mónica Martins

Livro "Açores a pé"

Livro "Açores a pé", disponível à venda nos Quiosques de Turismo dos Açores, uma aventura de Nuno Ferreira pelas nove ilhas do arquipélago. Livro que relata as experiências vividas por um visitante do continente e o seu contacto com as paisagens, costumes, tradições e convivência com o povo açoriano.



“Voltei com saudades da viola da terra mas também dos bailes de roda lentos e gentis da Graciosa ou de São Jorge, da Chamarrita endiabrada do Pico, das quedas de água das Flores, do movimento das tascas dos pescadores micaelenses. Das adegas do Pico. Das touradas à corda da ilha Terceira. Da vindima da Graciosa. Do colorido das procissões. Dos cânticos dos romeiros a acordarem-me nos Ginetes, São Miguel, pelas seis ou sete da manha. Das duas estradas bordejadas a verde, dos chafarizes, das igrejas brancas e negras que a vista alcança várias lombas antes de se chegar à freguesia.
Saudades de me perder numa mancha de cedro do mato, chegar a uma clareira semi-encoberta pelo nevoeiro e dar com elas, sempre elas, as vacas, espantadas a olhar para mim e a fugir em seguida.
Lá em baixo, embatendo nas arribas, o mar, sempre ele. Saudades, evidentemente, de adormecer ao som do “bonc” surdo das ondas a bater no molhe ou na arriba e do som riscado dos cagarros. E saudades, finalmente, da hospitalidade açoriana: “O senhor é do continente? E está a gostando da nossa ilha?”

Açores a Pé, de Nuno Ferreira – 1ª Edição: Março de 2016

Andreia


GRACIOSA PROMOVIDA NA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CRÓNICAS DA ATLÂNTIDA


António Luís Campos expõe imagens inéditas das suas múltiplas visitas aos Açores, desvendando os bastidores e as estórias que mais o tocaram nas dezenas de viagens que fez ao arquipélago, numa exposição inaugurada Domingo, 08 de maio, em Lisboa.
Para este recente projecto documental, o fotojornalista da National Geographic percorreu durante dois anos os Açores, tendo estado na Graciosa em Setembro de 2015.
Continental apaixonado pelo território insular, recorreu à fotografia, escrita de viagem e multimedia, captando o pulsar quotidiano das nossas gentes numa jornada visual pelas nove ilhas e tendo a viagem pelo dia-a-dia dos seus habitantes como fio condutor.
Uma visão muito pessoal da diversidade cultural açoriana, focada sobretudo nas pessoas, muito mais do que nas paisagens.




Fonte: http://www.radiograciosa.com/

Exposição "Imagem Peregrina 1948-1993"


Incluído nas comemorações do Dia Internacional dos Museus de 2016, o Museu Francisco Lacerda, sito na Calheta, na ilha de São Jorge, inaugura a exposição de fotografia “Virgem Peregrina 1948-1993”, que estará patente até dia 31 de agosto, pelas 19H30.

Esta exposição tem como principal objetivo realçar a importância da presença física de uma imagem venerada por todas as gerações em que a fé continua a mover populações.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima já esteve em visita à ilha de São Jorge quatro vezes e em todas elas um mar de gente veio acorrer ao seu encontro. 

A visita da Imagem Peregrina é sempre um tempo que toca fundo o coração deste povo bom e amável, grato pelas graças derramadas por tão bela e terna mãe.



Fonte: http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/default.aspx?id=9840
Elisabete Almeida