Roteiro quer dar a conhecer importância da família Dabney para a Horta

Um roteiro para dar a conhecer a importância que a família Dabney teve para o desenvolvimento da ilha do Faial foi lançado hoje, dia 10 de julho.
Em declarações à agência Lusa, o responsável explicou que a iniciativa “resulta do desafio” lançado “por elementos da família que, no ano passado, em visita à ilha do Faial e à casa dos Dabney, satisfeitos e até surpreendidos com a recuperação que tinha sido feita do património” propuseram e apoiaram o desenvolvimento de uma ideia que resultou na criação do roteiro.
Hernâni Jorge referiu que o roteiro contempla “as casas de morada da família, The Cedars House, a residência oficial da presidente da Assembleia Legislativa, os estabelecimentos comerciais da família, as fábricas da baleia que foram propriedade da família e um conjunto de outros espaços da cidade relacionados com aquilo que foi a família e a sua atividade social e comercial na Horta”.
A família Dabney, oriunda de Rhode Island, chegou à ilha do Faial em 1804, quando John Bass Dabney foi nomeado cônsul-geral dos Estados Unidos da América no Faial pelo presidente Thomas Jefferson.
Segundo uma nota de imprensa do executivo regional, a família, que “viveu ao longo de três gerações na cidade da Horta, contribuiu evidentemente para o desenvolvimento económico e social do Faial e dos Açores durante 86 anos”.
Também hoje, dia 10, o “Dabney Day”, decorreu uma reconstituição histórica das vivências de jardim da família nos jardins da Cedars House, informou a Assembleia Legislativa Regional.
A iniciativa integra o projeto “Parlamento Presente”, que visa “a aproximação do parlamento aos cidadãos, bem como destes ao parlamento”.
Este espaço é “uma das principais referências arquitetónicas da ilha” e foi erguido em 1851 por John Pomeroy Dabney, filho do segundo cônsul dos Estados Unidos nos Açores, Charles William Dabney.
A família, que gerou quatro cônsules norte-americanos, transformou a ilha em entreposto comercial quando, no século XIX, foram interrompidas as relações comerciais entre os EUA e a Inglaterra.
Esteve também ligada à atividade da baleação nos Açores, introduzindo no arquipélago algumas das tradições dos baleeiros da Nova Inglaterra.
A divulgação da história da família incluiu outras ações, como o lançamento de um álbum fotográfico, além de um teatro itinerante para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
O projeto é uma parceria de várias entidades detentoras e proprietárias do legado da família Dabney.








Fonte: http://www.acorianooriental.pt/noticia/roteiro-quer-dar-a-conhecer-importancia-da-familia-dabney-para-a-horta
 
Patrícia Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário