Páginas

Artesanato & Design - Produto Nacional - Ponte de Lima_Portugal

A nossa Cátia descobriu este site ainda em construção, vejam o sêlo de qualidade com a bolacha maria e o levantamenteo etnográfico que foi feito. Sem dúvida uma referência positiva de modernização no artesanato, de 'enraizamento' na sociedade actual - este tipo de exemplos mesmo não sendo dos Açores devem ser partilhados no mural.
Os elementos que servem de base a este trabalho já estavam presentes em criações anteriores, como a dos Cabeçudos e Gigantones das Festas tradicionais de Ponte de Lima. É o mesmo mundo onírico, as mesmas nuances, o mesmo estilo decorativo na abordagem das temáticas regionalistas. Há nesta figura, Maria de Ponte, para lá da intensidade interior da autora, o registo de factos humanos, dos meandros da vida quotidiana, da alegria da luz solar. Trata-se de uma concepção poética sugerida pela cor, forma, relevo e ritmo, na evocação da mulher das nossas bandas em dia de feira e de luminárias. Podia ser de outro jeito, mas foi assim observada: encorpada, redonda, olhos esbugalhados de espanto, riso largo e matreiro ao correr do beiço, rosto afogueado, traje pitoresco, arrecadas em forma de coração. Bem se vê que está ali uma minhota desamarrada, não para sachar milho ou ir ao rabisco, mas para viver os usos e costumes, os ritos pagãos e religiosos, como a Vaca das Cordas e as Procissões, para se divertir na romaria, beber meia malga de vinho, dançar o vira, cantar à desgarrada e viajar, ida e volta, na garupa de um garrano.
Luís Dantas _http://www.mariadeponte.pt/conhecer.html

ART - Feira Boot 2011


A Associação Regional de Turismo está presente, de 22 a 30 de Janeiro, na feira de actividades náuticas BOOT 2011, em Dusseldorf.
A presença nesta feira tem como grande objectivo mostrar as potencialidades dos Açores como um destino de mergulho.

Fonte: http://videos.sapo.pt/rtpacores/CRZLGtTczwv3j4YvmSVY

Curiosidades - Expressões Tipicamente Açorianas

Se viermos de férias aos Açores, provavelmente iremos ouvir expressões como: “Pana”, “Gama”, “Alvarozes”, entre outras. Estas são expressões que fazem parte da cultura popular açoriana e que transmitem a criatividade deste povo.
Adoptámos estas expressões arcaicas, porque, desde o século XV que, os Açores sempre constituíram território (ultra) periférico relativamente ao Continente português, à Europa e às Américas; ou seja, um espaço fechado e isolado e, como tal, não muito permeável a influências linguísticas exteriores, conservando a expressão portuguesa mais pura, mais autêntica e mais genuína.
Mas as surpresas açorianas não se ficam por aqui... Fazendo o roteiro pelas ilhas podemos encontrar ainda diferentes sotaques que variam não só de ilha para ilha, mas também de freguesia para freguesia.
Se ainda não conhece aqui ficam alguns exemplos:

“Alvarozes” = Jardineiras
“Apoquentação”= Inquietação
“Assim cmá'Sim” = De qualquer forma
“Base” = Bus = Autocarro
“Carro de praça” = Táxi
“Candim” = Candy = Rebuçado
“Chouffér” = Motorista; Taxista
“Estôa” - Store = Loja
“Falsa” = Sótão
“Friza” = Freezer = Congelador
“Gama” = Pastilha elástica (do inglês Bubble Gum)*
“Macaquinhos” = Desenhos animado
“Mapa” = Mop = Esfregona
“Morganho” = Ratinho
“Pana” = Pan = Alguidar*
“Pinabara” = Peanut butter = Manteiga de Amendoim
“Pregos-da-roupa”/”Pregadeiras” = Molas da roupa
“Queijada” = Pastel
“Sinco” = Sink = Lava-loiças
“Slipas” = Slippers = Chinelos
“Suéra”/”Suéla” - Sweat-shirt

Fontes: Victor Rui Dores





Curiosidades - Açores, Atlântida perdida!

"A Atlântida e toda a sua prosperidade desapareceram para sempre na imensidão do mar, mas nove dos montes mais altos dessa linda terra ficaram a descoberto. Muitos anos mais tarde essas pequenas ilhas, restos do grande continente, foram povoadas e são hoje as ilhas dos Açores que, pelo seu clima bonançoso e bom, pela beleza da sua paisagem, lembram a próspera Atlântida."


Fonte texto: Açores, Lendas e outras Histórias - Recolha e Arranjo de Textos de Ângela Furtado -Brum

Terceira - Living at Lajes



Este blog fornece informações pontuais sobre bares, restaurantes e cafés da ilha Terceira.
Fotografias e comentários de pratos e snacks, entre outras coisas, horários de funcionamento, sítios onde passear, relaxar e até mesmo reflectir são algumas das informações que poderá obter.
A criadora deste espaço virtual é uma Norte-Americana que vive na Base das Lajes e que, nos seus tempos livres, dedica-se ao registo de todas estas experiências gastronómicas e sociais.
Se ainda não tem planos para o seu fim-de-semana, aqui ficam algumas sugestões:

São Jorge - "A Ilha é pequena, sim! E depois?"


São Jorge: Açores! Perto de Portugal como tudo o que está no Mar...
Aprendo nas ilhas pequenas que o Mundo é exactamente do seu tamanho: sem filosofia nem cálculos matemáticos...
A ilha é pequena?
A ilha é pequena, sim! E depois?
O espaço que falta a uma ilha seria, se houvesse mais espaço, o espaço que sobejaria.

Fonte: Carlos Faria, São Jorge, Ciclo da Esmeralda, 1992

Graciosa Best Food Awards 2011 de 12 a 27 de Fevereiro

A Câmara do Comércio e o Núcleo Empresarial da Graciosa, realizam de 12 a 27 de Fevereiro, a Feira de Gastronomia “Sabores da Inovação”.
O certame está de volta à Ilha Graciosa, com 4 restaurantes. São eles Apolo 80, Costa do Sol, Graciosa Business Hotel e Quinta das Grotas.
À semelhança do ano passado os clientes podem deliciar-se com a ementa gastronómica 2011 e habilitar-se a viagens a Madrid, Lisboa e Ponta Delgada.
Este ano a novidade vai para menu com entrada, prato e sobremesa a apenas 9 euros, com a opção de um menu saudável.
A organização espera adesão aos restaurantes da Ilha Graciosa durante o Graciosa Best  Food Awards 2011,  de 12 a 27 de Fevereiro.

Pico - Maravilha Natural


A Paisagem vulcânica da ilha do Pico foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010 na categoria de Grandes Relevos. A Paisagem vulcânica da ilha do Pico, localizada nos Açores, foi originada pela natureza exclusivamente basáltica das lavas do Pico e é o ponto mais alto de Portugal.
Inclui uma montanha de 2351 metros, o terceiro maior vulcão do Atlântico, e cerca de 350 cones de escórias basálticas.
O topo do vulcão tem uma cratera com 700 metros de perímetro e 30 de profundidade, com um cone lávico de 70 metros que é designado por Piquinho.
O seu acesso é feito em parte de carro, até aos 1.200 metros, e outra parte tem que ser subido em escalada. A sua vegetação, a partir dos 1.500 metros, é rasteira e chegando a acumular neve no inverno. É possível observar as outras ilhas do grupo central caso esteja um bom tempo e com boa visibilidade.

Fonte: http://www.online24.pt/paisagem-vulcanica-da-ilha-do-pico/

São Jorge - Dragão Adormecido

«Como um dragão gigante adormecido na superfície do mar, a ilha São Jorge exibe as suas costas e falésias verdejantes no meio do azul mais profundo do Oceano Atlântico.»
(Alexandre Coutinho)

Campanha Dia dos Namorados 2011

Os Quiosques de Turismo da ART lançarão para o mês de Fevereiro vários pacotes para o Dia dos Namorados, contemplando alojamento, restaurante e actividades de animação turística.

Visite os nossos Quiosques durante o mês de Fevereiro e ofereça uma prenda original.
Ofereça Açores!