Páginas

Açores determinados em conquistar cada vez maior notoriedade turística internacional



Os Açores apostam em afirmar-se “como um destino de referência nas actividades de contacto com a natureza” encontrando-se “determinados em conseguir uma maior notoriedade junto de vários mercados”, considerou hoje, em Berlim, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro, que esteve presente na abertura da Feira Internacional da Turismo de Berlim (ITB Berlim), recordou que “os Açores têm vindo a fazer uma aposta muito forte em diversos países, constituindo a Alemanha, um dos alvos prioritários da estratégia de promoção da Região para o corrente ano, em virtude, também, dos resultados que têm vindo a ser conseguidos nos últimos anos”.
Além disso, destacou, “a Alemanha encontra-se neste momento a viver uma situação de crescimento económico, constituindo um mercado potencial com cerca de 82 milhões de habitantes e uma grande tendência para viajar nas férias”. Aliás, referiu ainda o Secretário Regional da Economia, “os turistas alemães identificam-se com o tipo de produtos que os Açores têm para oferecer, pelo que faz todo o sentido apostar numa presença forte nesta feira”.
A ITB Berlim é actualmente a maior feira de turismo do mundo, concentrado cerca de 11 mil expositores oriundos de 180 países, estando o stand dos Açores englobado no Pavilhão de Portugal.
Segundo Vasco Cordeiro, a Região pretende “dar uma grande atenção às actividades marítimas, como é o caso do mergulho, ou da observação de cetáceos entre outras, uma vez que o Mar constituiu um dos elementos fundamentais da afirmação dos Açores em comparação com outras regiões”.
Para o Secretário Regional da Economia, “é fundamental a presença dos Açores neste tipo de eventos, já que eles permitem dar a conhecer as nossas potencialidades aos operadores que aqui se encontram”. Esta feira constitui igualmente, acrescentou, “um evento muito importante para os empresários da Região”.
Vasco Cordeiro destacou ainda o facto da participação dos Açores “assumir especial relevância este ano, uma vez que feira é dedicada ao eco-turismo e ao turismo de aventura, duas categorias que correspondem à imagem que a Região pretende divulgar junto dos mercados emissores”.
Numa entrevista ao canal Eurosport, Vasco Cordeiro salientou igualmente, o facto do Governo dos Açores ter vindo a apostar nos últimos anos “em desportos que possam de alguma forma corresponder à imagem que a Região pretende transmitir, como é o caso de algumas regatas internacionais, ou, por exemplo, o rali dos Açores”, prova transmitida por aquele canal de desporto e que “tem contribuído de uma forma muito importante para aumentar a notoriedade da Região”.
Localizados no stand 205, Pavilhão 2.2, os Açores, concentram nesse espaço as presenças de diversas entidades como é o caso da Associação de Turismo dos Açores (ATA) e da SATA Internacional, e também de cerca de uma dezena de empresas privadas do sector do turismo na Região.
Além de destinada a profissionais do sector, a feira estará aberta ao público nos próximos dias 12 e 13 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário