Páginas

S. JORGE matanças de porco e bailes típicos


Nas ilhas mais pequenas são os bailes e matinés nas sociedades filarmónicas que recebem centenas de pessoas fantasiadas, sempre acompanhadas pelos doces típicos da época. Em S. Jorge não é excepção.

O Carnaval nos Açores é um misto de Entrudo, bailes, marchas, danças, bailinhos e desfiles. Ainda que numas ilhas as manifestações carnavalescas sejam mais evidente que noutras, as crianças continuam a manter viva as tradições. Nas ilhas mais pequenas são os bailes e matinés nas sociedades filarmónicas que recebem centenas de pessoas fantasiadas, sempre acompanhadas pelos doces típicos da época: as filhós, uma espécie de donut, uma massa frita coberta com açúcar, malassadas e coscorões e, claro está, os típicos licores caseiros.

Na ilha de S. Jorge, o Carnaval não é festa de destaque e a tradição carnavalesca não está marcada. Não existem grandes festas nem brincadeiras tradicionais desta altura. No entanto, verifica-se um grande número de jantares e almoços familiares, assim como pequenas festas nas sociedades filarmónicas e casas do povo, que realizam anualmente pequenos bailes, em que cada um participa como pode. A festa costuma fazer-se de sexta a terça-feira, e as interpretações da música latina e brasileira são uma constante. Para delícia dos mais novos, existem ainda as matinés, pequenos bailes para as crianças, em que se realizam concursos de máscaras. Estas matinés decorrem, usualmente, nas tardes da "terça-feira gorda". Também as instituições de solidariedade e de apoio fazem desta época uma festa cheia de música, dança e fantasias. Desde crianças a idosos, todos vivem esta época com muita alegria e diversão. Os utentes e funcionários fantasiam-se, saindo à rua para animar e percorrer algumas das artérias da vila das Velas e da Calheta.

Esta altura do ano é também marcada, em S. Jorge, pelas tradicionais matanças do porco, que unem as numerosas famílias em volta das mesas recheadas dos pratos típicos das matanças. Morcelas, bifes de fígado, arroz de forçura, torresmos de porco com batata-doce e até mesmo papas de sarrabulho são alguns dos pratos que definem os cheiros e sabores do Carnaval em S. Jorge.

Os bailes de Carnaval na ilha de S. Jorge são uma tradição que tem vindo a ser gradualmente "importada" da Terceira. Os bailes realizados em S. Jorge são como que uma pequena imitação dos bailes tradicionais da ilha Terceira, que se traduz em pequenos bailes realizados em sedes de sociedades filarmónicas e recreativas. O folclore é semelhante ao de outras ilhas, sendo o Samacaio, Sapateia e Pezinho as modas mais usuais. O único aspecto que distingue o folclore jorgense das restantes ilhas é a adaptação das violas, introduzindo-lhe algumas alterações, criaram as violas de arame, instrumento com que os tocadores animam as festas populares.

Existem ainda, um pouco por toda a ilha, diversos desfiles pelas ruas em que os professores e as crianças das escolas, funcionários e utentes das casas de saúde e de repouso, entre outros, exibem as fantasias que realizaram para este dia.

2 comentários:

  1. E essa foto é de uma matiné no Faial ...

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer o comentário.

    A notícia aqui publicada tem como fonte o Expresso das 9 e foi integralmente citada, inclusivamente a foto.

    Mais uma vez agradecemos a gentileza da sua chamada de atenção e esperamos que continue a aconpanhar o nosso blog.

    Ao seu dispor,

    Cátia Leandro
    Gestão dos Quiosques de Turismo - ART

    ResponderEliminar