Páginas

Uma outra forma de conhecer a beleza natural açoriana

www.trails-azores.com é um site que apresenta todos os trilhos pedestres classificados do Arquipélago. Esta página disponibiliza informação sobre o grau de dificuldade do circuito, condições de segurança, coordenadas GPS, mapa dos percursos, entre outros aspectos. São várias as associações que organizam nas ilhas passeios para turistas.
Apesar de limitados geograficamente, os Açores são um dos sítios mais deslumbrantes da Europa, carregados de locais que continuam a ser selvagens e de uma Natureza virtualmente intocável. São um local paradisíaco para os amantes de desportos e actividades de Natureza.
Actualmente, a internet facilita a realização de actividades como percursos pedestres, colocando à disposição dos interessados, os mapas dos trilhos, imagens, localizações em GPS e até o grau de dificuldade do passeio. Nomes como SolaGasta, Pedestrianismo e Percursos Pedestres, são conhecidos dos amantes da natureza que buscam aventura e beleza nos trilhos pedestres. Segundo explicou Diogo Caetano, da associação micaelense "Amigos dos Açores", "como um todo, não existe nenhum roteiro com os trilhos pedestres. Contudo, existem algumas publicações de roteiros individuais ou em grupo. O sítio que reúne mais trilhos publicados é o site www.trails-azores.com", adianta. Este, conhecido também por "Trilhos dos Açores", é uma rede de percursos pedestres classificados pelo Governo Regional dos Açores, de forma a garantir a segurança e tranquilidade dos pedestrianistas. Os "Trilhos dos Açores", são caminhos usados durante séculos na Região, onde esta era a maneira mais fácil de viajar entre localidades da mesma ilha. É uma rede de caminhos que tem vindo a ser reabilitada e posta à disposição de todos para usufruto da paisagem dos Açores. Na realidade, cada um desses trilhos passa em zonas de beleza excepcional, ligando quase todos os recantos de cada uma das ilhas, tanto junto ao mar, como em altitude.
Quem se inicia na aventura com alguns receios de explorar as profundezas das ilhas ou apenas por não gostar da solidão, poderá sempre optar por fazê-lo com associações que organizam passeios pedestres em grupo, como por exemplo, os "Amigos dos Açores", em S. Miguel, "Os Montanheiros" (Terceira, Pico e S. Jorge) e a "Azorica" (Faial) que realizam passeios organizados periodicamente. Existem também empresas turísticas dedicadas a esta actividade. Contudo, existem "passeios pedestres homologados, que estão marcados e são trajectos que podem ser efectuados em grupo ou individualmente", explicou Diogo Caetano.
Um pacote para "novatos"
Comece por procurar informação acerca dos locais que poderá explorar ao fim-de-semana. Comece perto de casa. Os postos turísticos são uma óptima opção. Procurem também nos sites da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, que muitas vezes têm uma área inteiramente dedicada a este tema.
Quando tiver o mapa do seu percurso consigo e estiver preparado para o realizar lembre-se sempre de levar umas sapatilhas confortáveis (de preferência que não sejam novas, para não magoar os pés. Se as tiver comprado há pouco tempo use-as algumas vezes antes de uma caminhada), água e, se levar uma mochila, o seu telemóvel (caso necessite de chamar ajuda, por algum motivo) e a máquina fotográfica, pois de certo ficará surpreendido com algumas paisagens.
RITA RIBEIRO

Mais informação em:
Foto de Isabel Alves Coelho, Miradouro Salto do Cavalo

Sem comentários:

Enviar um comentário