Páginas

Chaminés hidrotermais gigantes 420 milhas da Graciosa


A três mil metros de profundidade no Atlântico, e cerca de 420 milhas a norte da ilha Graciosa, uma equipa de cientistas descobriu um campo de fontes hidrotermais com grandes chaminés. A maior ultrapassa os dez metros de altura.
O novo campo de fontes hidrotermais (emanação de água quente vinda do interior da Terra carregada de metais e minerais) situa-se na Dorsal Médio-Atlântica, uma cordilheira no meio do Atlântico que é fronteira de placas tectónicas. Os metais e minerais precipitam-se e originam as chaminés, que acabam rodeadas de vida invulgar.
Nesta dorsal já se descobriram vários campos, como o Lucky Strike e o Menez Gwen, ambos dentro da zona económica exclusiva (ZEE) portuguesa e que têm despertado interesse científico e económico.
A equipa que divulgou sexta-feira o novo campo apenas disse, em comunicado, que fica a norte dos Açores. O campo está a cerca de 420 milhas da Graciosa. É no limite norte da proposta portuguesa de alargamento da plataforma continental para lá das 200 milhas da ZEE, apresentada à ONU em 2009 e na qual se defende que a soberania sobre o fundo do mar seja alargada em 2,15 milhões de quilómetros quadrados. Só em 2015 o processo estará concluído.



Fonte: http://rgraciosa.blogspot.com/2011/08/chamines-hidrotermais-gigantes-420.html

Sem comentários:

Enviar um comentário