Páginas

PARA DESTINOS DE EXCELÊNCIA Galardão QualityCoast desfraldado no Faial

Com o galardão “QualityCoast”, os Açores passam a integrar uma rede europeia de destinos costeiros de excelência. Este galardão é atribuído pela “EUCC – The Coastal & Marine Union”, com a avaliação de um Júri Internacional, a comunidades costeiras que demonstrem e apresentem um bom desempenho global sustentável, fornecendo informação clara aos visitantes e planeando melhorias futuras.

Na cerimónia do hastear da bandeira, ontem, na cidade da Horta, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, aproveitou para enaltecer “o importante papel das Administrações Portuárias, da autoridade marítima, da autarquia, da comunidade de pescadores e dos cidadãos faialenses para a obtenção deste título”. Também foi mencionado no momento que esta é uma certificação que exige “atenção permanente, de forma a garantir que este título é mantido no futuro, já que seremos avaliados periodicamente.”.

Esta é uma certificação independente sobre a performance da comunidade e a qualidade do seu produto turístico que se baseia em 20 critérios “QualityCoast” divididos em três categorias: Natureza, Ambiente e Sócio-Economia, que permitem aferir o grau de sustentabilidade das comunidades costeiras e a qualidade da informação disponível ao público.

Os critérios avaliados na Categoria Natureza incluem, por exemplo, a presença de valores naturais, a disponibilidade de informação ou equipamentos que promovem a interacção com o ambiente local natural, a existência de políticas de protecção dos valores naturais e a disponibilidade de locais sossegados para os visitantes. Ao nível da Categoria Ambiente temos critérios como a qualidade das águas balneares, a gestão da água e dos resíduos, bem como a existência de uma política de redução de gases com efeito de estufa e de adaptação às alterações climáticas. Já no que respeita à Categoria Sócio-Economia, foram avaliados critérios como sejam a herança cultural, as paisagens culturais e a tradição, a identidade local, a aferição da satisfação dos visitantes e a segurança.

Refira-se que o júri atribuiu aos Açores a qualidade do “excelente” para duas categorias: Natureza e Sócio-Economia. Um ponto notável é o facto de no critério de avaliação “Território e Tradição” os Açores terem recebido a pontuação máxima. Para isso contribuiu o facto de uma vasta área da Região estar inscrita na lista de Património Mundial da UNESCO, facto altamente apreciado pelos membros do Júri internacional, não esquecendo as plantações tradicionais do chá que ainda são usadas em S. Miguel. Os Açores receberão igualmente a pontuação máxima no critério “Valores Naturais” pelo facto de existirem na Região 12 sítios RAMSAR, 23 sítios pertencentes à Rede Natura 2000 e 3 ilhas Reserva da Biosfera.

Fonte: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=20902 
Fonte imagem: http://prosimetron.blogspot.com/2011_03_20_archive.html

Sem comentários:

Enviar um comentário