Páginas

Reportagem publicada no "Daily Mail" destaca baleias observadas no Pico

Ao largo das Lajes do Pico o jornalista do "Daily Mail" mergulha nas águas azuis para observar o comportamento social e familiar dos cachalotes.
A experiência da observação do relacionamento familiar do grupo de cetáceos é relatada numa reportagem que Phillip Hoare publicou no jornal britânico "Daily Mail" e que está disponível desde ontem na internet na secção de ciência e tecnologia no endereço
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2020976/The-worlds-biggest-babysitters-How-sperm-whales-use-grandmothers-look-young.html
Com o título "As maiores babysitters do mundo: Como os cachalotes usam as suas avós para tomar conta dos jovens", a reportagem aborda aspetos relacionados como a amamentação das crias por parte das fêmeas e a forma como mães e avós protegem os mais novos.
O jornalista britânico afirma no texto que os cachalotes são os imperadores do oceano "porque são "os maiores animais da terra e aqueles que têm o cérebro maior".
Logo no início da reportagem, Phillip Hoare refere que passou duas semanas a mergulhar com baleias nos Açores na companhia do fotógrafo Andrew Sutton.
De acordo com o repórter britânico, "os Açores são ilhas vulcânicas no meio do Atlântico e um dos melhores lugares do mundo para a observação de baleias".
Adianta que mergulhar ao lado de uma baleia que pode atingir cerca de 65 pés (19,8 metros) de comprimento pode parecer "algo aterrorizante", mas na verdade esses "monstros míticos são extremamente calmos".
Papel das fêmeasA reportagem publicada no "Daily Mail" está focalizada na atenção que as fêmeas dão às suas crias ou às baleias mais jovens.
"Quase exclusivamente no reino animal, as baleias do sexo feminino, para além da idade de reprodução, têm um papel ativo, compartilhado apenas por elefantes e primatas", referiu.
Phillip Hoare confessa na reportagem que já observou muitas baleias em diversas partes do mundo, mas ficou surpreendido com "o altruísmo verdadeiro das baleias em ação" que encontrou nos mares dos Açores.
Depois de ter observado o primeiro cetáceo, o jornalista britânico mergulhou no mar ao largo do Pico e em pouco tempo estava rodeado por cinco animais.
"É uma sensação extraordinária compartilhar a água com animais tão gigantescos. Você pode quase sentir a sua presença e sentir sua inteligência. Eles são verdadeiramente belos mamíferos misteriosos", adianta.
No texto da sua reportagem sobre as baleias nos Açores, Phillip Hoare refere que "com tais enormes animais tão perto, poderíamos ter temido pela nossa segurança. No entanto, não havia nada, apenas calma neste último encontro com essas criaturas delicadas. Foi incrivelmente comovente".
Por outro lado, o jornalista britânico destaca as normas legais em vigor nos Açores que defendem o bem-estar dos animais no que se refere à atividade de "whale-watching".
O "Daily Mail" é o segundo maior jornal britânico e o 12º do mundo, com uma tiragem diária superior a dois milhões de exemplares. O sítio do jornal na Internet chega a ter mais de 40 milhões de visualizações por dia.
Fonte:
www.diarioinsular.com

Sem comentários:

Enviar um comentário