O Centro Social de São Bento vai levar, este fim de semana, 150 pessoas a participar nas festas em honra de Nossa Senhora das Dores na Criação Velha, ilha do Pico, fruto de uma parceria com a junta de freguesia local celebrada há mais de cinco anos.
Esta embaixada cultural engloba a marcha de S. João da Freguesia das Fontinhas, o bailinho do Centro Social de São Bento, que irá apresentar o enredo “Uma Adega Movimentada”, o conjunto de música popular “Os 7 da Vida Airada” e quatro toiros das ganadarias António José Fernandes e Daniel Nogueira, entre outros elementos.
O programa das festas de Nossa Senhora das Dores prevê para amanhã um dia de festas tipicamente terceirense, que começa logo de manhã com a recriação do buscar os toiros ao mato seguindo-se da parte da tarde uma tourada à corda. Para a noite fica reservada a actuação do bailinho de carnaval, o desfile da marcha das Fontinhas e de mais três do Pico e, finalmente, a actuação dos “Os 7 da Vida Airada”.
Ao longo do dia os convidados da Terceira vão igualmente animar as tascas do recinto da festa, “recriando um ambiente típico da nossa ilha, levando a nossa cultura, o nosso Carnaval e as nossas touradas ao Pico”, refere João Avelar, presidente da direcção do Centro Social de São Bento.
A comitiva da freguesia angrense é já presença habitual nas festas de verão da Criação Velha, tendo levado a cabo um “dia da Terceira” na edição de 2010 que revela João Avelar “ foi-nos dito ter sido das maiores enchentes da historia das festas, as pessoas aceitaram muito bem as nossas tradições e aderiram ao nosso espírito”.
João Avelar foi o responsável por esta germinação e intercambio entre São Bento e a Criação Velha, celebrada à época em que era presidente da junta, fruto da “grande amizade” que o une aos responsáveis desta freguesia picarota.
O antigo autarca considera que estas parcerias são muito interessantes, ainda para mais em tempos de crise, permitindo que com um pequeno esforço de ambas as partes “se possa levar a cultura de uma ilha à outra e fomentar as nossas festas de freguesia sem se fazer grandes investimentos que muitas vezes colocam em causa a sua própria realização em anos seguintes”.
Parte de delegação de S. Bento vai estar no Pico até dia 4 enquanto os restantes elementos voltam apenas no dia 7, fruto dos constrangimentos do transporte marítimo da Região. O alojamento é da responsabilidade da Junta de Freguesia da Criação Velha o que permite “ que pessoas que de outro modo não poderiam fazer esta deslocação possam vir ao Pico, fruto desta parceira, deste abraço de açorianidade”, diz João Avelar.
O Centro Social de São Bento mantém parcerias deste género com outras localidades açorianas o que já permitiu a realização de viagens a S. Miguel e à Graciosa “ a baixos custos, vivendo da boa vontade de todos e do bom receber típico dos Açores”.
Ao abrigo deste intercâmbio cultural São Bento recebeu este ano o Grupo Folclórico da Criação Velha e de 9 a 12 de Setembro 71 idosos do Pico vem à terceira para conhecer a ilha e participar nas celebrações da freguesia da Serreta, ficando alojados no Centro Social e na Irmandade de Nossa Senhora do Livramento.
Sem comentários:
Enviar um comentário