Páginas

OMT lança ferramenta para medir a pegada ecológica dos hotéis

Depois de três anos de testes e pesquisas, a Organização Mundial de Turismo (OMT) lançou uma ferramenta online para ajudar os hotéis a avaliar e reduzir os seus consumos energéticos.
Para ajudar a incentivar o sector hoteleiro europeu para aceder e utilizar a eficiência energética e energias renováveis, a OMT desenvolveu uma iniciativa específica, em parceria com um conjunto de líderes internacionais de turismo e agências de energia, co-financiada pela Agência Europeia para a Competitividade e Inovação.
Denominada Hotel Energy Solutions (HES), esta ferramenta é capaz de fornecer um relatório aos hoteleiros, dando conta da utilização que é feita da energia. Simultaneamente, recomenda a aplicação de determinadas tecnologias de eficiência energética e acções, com vista à redução dos consumos energéticos. Através de um cálculo de retorno do investimento, avalia, ainda, as poupanças que é possível fazer a partir das apostas nas soluções ‘verdes’ recomendadas.
Este projecto foi construído em resposta a um conjunto de acções prioritárias para a mitigação e investimento em tecnologias do Processo de Davos da UNWTO. O projecto HES tem como objectivo aumentar em 20% a eficiência energética nos pequenos e médios hotéis europeus, bem como a utilização de energias renováveis em 10%.
A ferramenta foi testada em mais de 100 unidades hoteleiras europeias em destinos como França, Espanha, Alemanha e Bulgária.
O projecto vai ainda criar um fórum interactivo no qual os sectores do alojamento e da energia e tecnologia podem encontrar-se, trocar ideias e colaborar. O fórum irá demonstrar que, assim como reduzir as emissões de CO2, adoptar tecnologias de energia de ponta pode ajudar consideravelmente para aumentar a competitividade do sector do alojamento e a sustentabilidade.
De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), actualmente o sector de viagens e turismo contribuiu com cerca de 5% das emissões mundiais de CO2, e a indústria hoteleira é responsável por 20% deste índice.





Sem comentários:

Enviar um comentário