Os Açores receberam entre 2007 e 2011 cerca de 315 mil turistas em cruzeiros, com um impacto de 10 milhões de euros na economia regional, estimando as autoridades para este ano mais de 100 mil visitantes em cruzeiros.
O secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, considerou que estes dados representam "o caminho de afirmação crescente do turismo de cruzeiros nos Açores, não apenas no que se refere à construção de infraestruturas, mas sobretudo no esforço crescente de promoção da região como local atractivo" para este segmento de turismo.
Vasco Cordeiro, que falava ontem na apresentação da época de cruzeiros de 2012 nos Açores, salientou a passagem pelo arquipélago de "grandes navios que funcionam como uma poderosa ferramenta de promoção da região e que deixam riqueza", apelando a uma "maior ambição" para rentabilizar ao máximo o potencial económico do turismo de cruzeiros.
"Temos que ambicionar mais no aproveitamento das potencialidades" que os navios de cruzeiro trazem para a economia da região, defendeu o secretário regional, ressalvando a importância de melhorar a articulação com o sector privado.
Na apresentação da época de cruzeiros de 2012, Filipe Macedo, da empresa Portos dos Açores, recordou que a região passou de 60 escalas em 2010 para 94 em 2011, estimando que este ano possam ascender a 133.
Os passageiros que passaram nos Açores em navios de cruzeiros eram na maioria norte-americanos, seguindo-se alemães e canadianos.
Os Portos dos Açores surgem em terceiro lugar a nível nacional no que se refere a escalas de navios de cruzeiros e ao número de passageiros.
Entre os navios que são esperados este ano nos Açores, mereceu destaque especial o 'Disney Fantasy', que será o maior navio até agora recebido nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.
"O navio está a acabar de ser construído e vai parar nos Açores a caminho dos EUA", afirmou Filipe Macedo, que também destacou o facto de serem esperadas a 24 de Abril "três escalas em simultâneo em Ponta Delgada", estimando que nesse dia cheguem cerca de 6000 passageiros à cidade.
Fonte: http://www.auniao.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário