Rosa Mota nomeada embaixadora da Corrida dos Reis

22.ª Corrida dos Reis do Pico ultrapassa todas as expectativas

A tão aguardada Corrida dos Reis, da ilha do Pico de 2012, dos Açores, na sua XXII edição, que se realiza no dia 22 de Janeiro, que vai percorrer algumas artérias da freguesia de São Mateus, da ilha montanha, está a exceder todas as expectativas da organização, avançando mesmo com o número recorde de participantes (1100) entre eles muitos do Continente. Um facto que está a levantar algumas dificuldades à organização em termos de transporte aéreo para ilha montanha.

A prova rainha da ilha montanha, agendada para o dia 22 do corrente mês, tem características próprias, entre elas, o circuito da prova, a sua forma de receber os atletas, é única em Portugal. Por via disso, número de atletas inscritos tem vindo a aumentar de ano para ano e, a 22.ª edição não foge à regra.

 Rosa Mota nomeada embaixadora da Corrida dos Reis
A outro nível e tendo em conta a preciosa colaboração nos últimos anos da atleta Rosa Mota, a organização entendeu nomeá-la a partir de agora de embaixadora da Corrida dos Reis, ao que António Carlos Maciel explica “considerando que o nível da prova tem vindo a aumentar e que se deve muito a Rosa Mota, graças à divulgação que tem vindo a fazer da prova, achamos por bem nomeá-la embaixadora da Corrida dos Reis, o que aceitou com muita honra e disponibilizando-se logo para que tudo o que fosse preciso”, frisou António Carlos Maciel.
Para além do evento desportivo que se realiza no dia 22, serão oferecidos a todos os participantes, um programa sociocultural durante três dias, onde podem usufruir das belas paisagens naturais das ilhas do Pico e do Faial, bem como da gastronomia da ilha e das actividades culturais e musicais tradicionais da região.
Os participantes ao chegar ao aeroporto, terão ao seu dispor uma equipa da organização, que inclui guias turísticos que os acompanharão durante toda a sua estadia, até ao seu regresso.
O evento é aberto a todos os escalões etários, incluindo a prova do desporto adaptado (deficientes).
Haverá uma “caminhada para todos”, após a cerimónia oficial de abertura do evento, e terminada esta, haverá lugar a todas as provas competitivas.
De referir que as provas para juniores e seniores masculinos é de 8 km, para os juniores e seniores femininos de 5 km, para os atletas veteranos masculinos de 4 km e para os femininos de 3 km. Os atletas veteranos que pretenderem participar na distância dos seniores poderão fazê-lo, mencionando na ficha de inscrição, na coluna “Observações”, sendo admitidos na classificação final dos seniores.
De realçar que no dia do evento, este inicia-se, com o habitual desfile de todos os participantes, que será abrilhantado pelas filarmónicas, grupos culturais e os Reis Magos, bem como do transporte do facho olímpico que será conduzido ao pódio. Nesse sentido, solicita-se às colectividades presentes que tragam a sua bandeira para o desfile.
A organização convida todos a participarem nesta grande festa desportiva na ilha do Pico, onde as suas belezas naturais são de realçar, nomeadamente: “A Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico” eleita em 2010 uma das Sete Maravilhas de Portugal, na categoria de grandes relevos, sendo a montanha do Pico o ponto mais alto de Portugal com 2.351 metros de altitude, erguendo-se a 3.500 m a partir do fundo do mar, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico classificada em 2004 Património Mundial da UNESCO.

Autor: João Patrício

Fonte: http://www.correiodosacores.net/view.php?id=36644
Imagem: http://saomateus2005.blogspot.com/2011/01/corrida-dos-reis-30-de-janeiro-sao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário