João Mendes Leal, acaba de publicar “Turismo – A Nova Multinacional”, na etiqueta da editora “bnomics” de Horácio Piriquito. O livro é dividido em seis capítulos: A Busca de Um Caminho, As Origens do Turismo, A Diversidade do Turismo, O Produto, Os Mercados, Hotelaria e Subsídios para a História da Hotelaria em Portugal.
No prefácio, Manuel Ai Quintas afirma com reconhecida autoridade, que a iniciativa é da maior oportunidade, pois Turismo e Hotelaria passam por uma fase complexa, com vícios e fraquezas de marketing, que dificultam a recuperação. E adianta: a experiência multifacetada de Mendes Leal, no país e no exterior, foi buscar os ensinamentos que tem vindo a transmitir há cerca de meio século, com inteligência e dedicação, e que visam a construção de um ambicioso padrão turístico de qualidade, que sirva melhor a economia nacional. Manuel Ai Quintas conclui: sabendo o autor do que precisa o turismo, o leitor vai certamente ler com atenção e proveito.
Destaca-se o feliz título “A Nova Multinacional” e o foco do autor na eficácia de um plano de marketing proactivo, já que este é o instrumento capaz de conduzir o turismo receptivo em Portugal ao patamar da excelência, que os políticos tentam há décadas atingir de fracasso em fracasso. Tem-se apostado demasiado, por exemplo, no low-cost. Ora a operação receptiva pode abranger vários segmentos desde que não se molde ao mais baixo. Nivelar em Turismo faz-se por cima.
Mendes Leal compara os procedimentos do marketing turístico aos de uma multinacional, pois a nossa matéria-prima do turismo soma mais de 12 milhões de pessoas de múltiplas nacionalidades. O autor lembra que, apenas três vezes, Portugal recebeu mais de 12 milhões de turistas não residentes. Foram 12,097 milhões em 2000, 12,167 milhões em 2001, e 12,320 milhões em 2007. Depois, o INE deixou de publicar este indicador.
Fonte:http://www.publituris.pt/2012/01/05/turismo-%e2%80%93-a-nova-multinacional/
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