Páginas

Descobrir o Museu do Vinho dos Biscoitos

“A história viva da vinha e do vinho dos Biscoitos, a diferença, o sentir, o viver do povo, o trabalho e a persistência” fazem do Museu do Vinho dos Biscoitos uma das principais atracções turísticas da ilha.


O Museu do Vinho dos Biscoitos situa-se na principal zona vitivinícola da ilha Terceira, na freguesia dos Biscoitos. E faz parte dos roteiros turísticos da ilha.

Pertencente a uma família de produtores de vinho, foi fundado a 2 de Fevereiro de 1990, aquando as comemorações do centésimo aniversário da Casa Agrícola Brum.

Situado na Canada do Caldeiro, o Museu do Vinho é um ponto de visita obrigatória para quem lá passa, nele podem ser visitados:
* Adega do Vinho Verdelho;
*Destilaria (composta de dois alambiques, onde destilavam-se as aguardentes destinadas à melhoria dos vinhos generosos/licorosos produzidos pela Casa Agrícola Brum.);
Sala de provas do museu
*Sala etnográfica (onde estão expostos os instrumentos usados em tempos mais recuados, nos trabalhos culturais e de vinificação. E alguma documentação referindo-se à vinha e ao vinho na Ilha Terceira e nos Açores);
* Sala de provas;
* Casa típica (engarrafamento do Verdelho do Museu);
* Casa típica (sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos);  
* Campo ampelográfico;
* Latada;
* Vários pátios;
* Torre (construção de 1761);

"Se o vinho do Pico foi o dos Czares, o dos Biscoitos, no séc. XVI, foi o vinho das Caravelas da rota das Índias e das Especiarias."

Nos Biscoitos, o vinho de qualidade é o de Verdelho, a Casa Agrícola Brum comercializa vinho verdelho licoroso doce, seco e meio seco Chico Maria, assim como os vinhos de mesa Donatário e Ramo Grande, entre outros – à venda nos Quiosques de Turismo da ART da ilha Terceira.

No sentido de dar a conhecer à população local e a quem visita a ilha, o Museu do Vinho organiza, todos os anos em Setembro, a Festa do Vinho e da Vinha onde consta do seu programa a apanha da uva, pisa das uvas, um jantar seguido de baile e animação musical.

Este museu é igualmente sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, a mais antiga, em actividade nos Açores, foi fundada, em 1993. E tem como objectivo a defesa, promoção, valorização e divulgação do vinho verdelho dos Biscoitos e do vinho de qualidade dos Açores.

Pode visitar este museu nos seguintes horários: 

Inverno (Outubro a Março): Das 10h-12h e das 13h30-16h | Encerrado aos Domingos e Segundas
Verão (Abril a Setembro): Das 10h-12h e das 13h30-17h30 | Encerrado às Segundas

Ou ainda o seu  blog


Se por aqui passar, convidamo-lo a visitar o Museu do Vinho dos Biscoitos!




Catarina Cota


Fontes:
Bagos d’Uva;  Azores Digital e Clube de Vinhos Portugueses

Sem comentários:

Enviar um comentário