Páginas

Novo álbum dos Bandarra lançado dia 14 no Teatro Faialense


No próximo dia 14, Sábado, às 22h00, no Teatro Faialense, será lançado o novo e segundo álbum da banda faialense Bandarra, banda esta com raízes na música tradicional/popular Açoriana e Portuguesa. 

Estive à conversa com o vocalista da banda, Miguel Machete, mais conhecido por Pietá, para uma entrevista, e eis o resultado.
Ano em que se formou a banda?
Em Fevereiro de 2007.

Quais os membros que compõem a banda?
Todos os membros da banda, embora residam no Faial há algum tempo não nasceram no Faial. Estes são Miguel Machete (Pietá), de Lisboa, a residir no Faial há 15 anos; Pedro Gaspar (Fausto), de Lisboa, a residir cá há 11 anos; Cláudia Oliveira (Lau), de Gaia, a residir cá há 11 anos; Rui Martins (Gira), de Girabolhos, a residir cá há 7 anos; Luís Santos (Batata), da Moita, há 4 anos a residir cá, e Christopher Kim Pham (Bernie), da Bélgica, a residir cá há 5 anos.

Porquê o nome Bandarra?
Embora o nome Bandarra seja associado ao profeta português do século XV, Bandarra é também um adjectivo que quer dizer vadio, neste caso os Bandarra serão os vadios da música.
Qual foi o primeiro álbum e suas temáticas?
O primeiro álbum foi homónimo, lançado em Maio de 2010. Em relação às temáticas cada canção é uma história, histórias do quotidiano, lentes de aumento da nossa condição humana, das formas de agir, de pensar na vida, como vivemos, de uma forma crítica e irónica, como se fosse uma denúncia, uma chamada de atenção para a vida, e afinal de contas a brincar falamos a sério.
Quais os maiores concertos da banda?
Na Festa do Avante, no palco principal, em 2009, com mais de 10 000 pessoas; na final dos prémios Megafone, em 2010, no Centro Cultural de Belém; na Semana do Mar, na Horta, em 2011, e na Semana dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, em 2009, embora para nós todos os concertos que damos sejam muito bons.

A respeito deste novo álbum?
Este novo álbum intitula-se Bicho do Diabo e as temáticas deste novo álbum são no seguimento do primeiro, embora neste se destaque mais a dimensão urbana versus a dimensão rural. É de certa forma um álbum mais português. Há uma mistura do universo urbano com o universo rural, destacam-se as vivências. Como todos somos de grandes cidades temos essas raízes que se contrastam com o meio rural. E o título é sugestivo, assenta no ícone popular que é o Diabo, pois todos temos um bicho do Diabo dentro de nós, uns mais, outros menos, faz parte da condição humana, todas as músicas deste álbum assentam também nessa condição.

O que é que o apaixona nos Açores e no Faial?
O espaço, o sítio, a beleza natural, são as ilhas mais isoladas do Atlântico, a beleza, a qualidade de vida, a calma, termos tempo para fazermos as coisas que queremos.

Uma mensagem dos Bandarra para o mundo?
Viver mais e melhor, com muita música à mistura.

Este novo álbum dos Bandarra é composto por 14 temas, com participações especiais. 

No lançamento do cd no próximo dia 14, ao comprar o bilhete para o concerto, poderá comprar o cd por um preço especial.
Para mais informações sobre esta banda poderá ir a www.bandarra.info, site que está a ser actualizado.

Para ficarem com um cheirinho do que será o novo álbum aqui fica o divertido vídeo de um dos temas do álbum, "Vamos à Praia".

Foto: Rodrigo Sá da Bandeira

Sem comentários:

Enviar um comentário