Páginas

O Dia da Páscoa


Hoje celebra-se mais um dia de Páscoa, e como todas as celebrações importantes, existe sempre uma tradição/história por trás.
A Páscoa para a população cristã tem como simbolismo a Ressureição de Cristo e é a continuação da homenagem em memória da saída dos Judeus do Egipto.
O dia da Páscoa este ano ocorre no segundo domingo após a Lua Cheia que acontece no dia 22 de Março, data esta de lua cheia que não é real, mas ocorre após ou no equinócio da Primavera boreal, adaptada como sendo 21 de Março (concílio de Niceira 325 d.C).
No Domingo, a Ressureição é simbolizada pelo Ovo, que significa o nascimento, ou seja, a nova vida.
Há vários séculos atrás, o povo Oriental preocupava-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e coziam-nos com beterraba. Ao retirá-los do fogo, estes apresentavam desenhos na casca, e eram dados como presentes na Festa da Primavera. Este costume chegou também ao Egipto, que assim como os Chineses distribuiam os ovos no inicio da estação.
Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram este hábito, como uma lembrança da ressureição, e no século XVIII a Igreja adoptou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa. Apartir desse momento troca-se os ovos enfeitados no domingo após a semana Santa.
Existem duas formas distintas de explicação da troca dos Ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibía, durante a Quaresma, a alimentação que inclui-se ovos, carne e derivados de leite, mas esta versão é um pouco contraditória, visto que na idade Média, era comum a benção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fieis. A segunda teoria, e a mais propável, é o início do desenvolvimento da Indústria de Chocolate, por volta de 1828.
Como diz a Senhora Professora Antonieta Costa em um dos seus videos referentes ao Equinócio de Primavera: " A Primavera mantém ativos muitos dos rituais próprios dos quais se destacam os esconjuros do Inverno como forma de isolamento da Morte e proteção da vegetação que desponta, evitando que se contaminem as próximas alturas agricolas. A reorganização da vida na Terra reflete assim a dos cosmos.", assim sendo a Páscoa é mais uma celebração à nova vida e a todas as coisas boas que ela trás.
Para quem não conheçe os videos da Senhora Antonieta Costa, este e os restantes podem ser visualizados no site http://www.memoriamedia.net/.
Uma feliz e Santa Páscoa para Todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário