Em conversa com Maria Manuel
Velasquez, técnica na área do Património do Museu de Angra do Heroísmo,
falou-nos da necessidade de um estudo, e da realização de vários projetos,
englobando a história do turismo na ilha Terceira.
Maria Manuel Velasquez, pensa que
é importante analisar, como se chegou á conclusão que a ilha Terceira devia ser
vendida como destino turístico, como se chegou aos sítios que hoje são
referência, e quem foram os primeiros a descobri-los e a achar que tinham
interesse turístico, para além da melhoria desses mesmos espaços, e como a
ideia da ilha ser vendida foi estruturada ao longo dos anos.
Contou-nos também alguns aspetos,
e curiosidades, que fazem parte não só da história do turismo da ilha, como de
todo o arquipélago, como o exemplo de no século XIX já se registar viagens de
paquetes, cheias de passageiros, para visitar as diferentes ilhas. Também por
essa data o sítio que era considerado como o ex-libris, a nível turístico da
ilha Terceira, era o Jardim de Angra, não só pela sua beleza natural, como pelo
legado histórico que transporta. Também nessa época regista-se a vinda, todos
os anos, de estudantes de Coimbra, para a ilha Terceira, para a realização da
sua viagem de finalistas.
Fotografia de Grupo de Ingleses, como população local, no Jardim de Angra.
Já no final do século XIX, há
registos de um viajante que passa em Angra do Heroísmo, que fica numa
Estalagem, e que a apelida de um “Espelunca”, caso que começa a ser constatado
pelos organismos responsáveis, que tratem do surgimento de equipamentos, e
infraestruturas capazes de acolher visitantes, e um pouco mais tarde surge o
primeiro Hotel da ilha, o Hotel de Angra.
Já nos anos 20, do século seguinte,
surge a campanha “Embelezamento e Arborização das Estradas da Ilha”, conforme
publicado no jornal da época “A Cidade”, que tinha como objetivo principal,
criar uma paisagem harmoniosa, em torno das estradas da ilha, e é por essa data
que começam a encher as estradas de hortências, flor que a sua imagem ainda
hoje é associada ao arquipélago. Surgem também os primeiros postais ilustrados,
com imagens de venda e de marca da ilha, que foram construídos e mantidos. Também
para a construção destas imagens de marca, e venda da ilha Terceira como
destino turístico, realça-se a importância dos Jornalistas e da criação de
organismos responsáveis para o efeito.
Imagens Utilizadas como representação da cidade de Angra do Heroísmo, durante vários anos.
Nos anos 30 surgem os primeiros
guias turísticos, como é o caso do que existe em arquivo “Guia do Viajante na
Praia da Vitória”, que é um documento importante para a evolução dos auxiliares
de viagem, que nos levaram ás definições usadas hoje, e levaram-nos á evolução
turística da venda do próprio destino. Mais tarde surge a empresa de viação
“SATA”, com as primeiras viagens aéreas de passageiros, realizadas pela
companhia, nos anos 40.
Maria Manuel Velasquez tem na sua
posse, muita mais informação sobre esta temática, e acha necessário um melhor
estudo da mesma, para além da possível realização de trabalhos, como a
realização de painéis, ou exposições de vários locais, explicando a importância
turística dos mesmos.
Agradecimentos:
Maria Manuel Velasquez
Fontes Imagens:
Arquivo Eulália Bendito
Sem comentários:
Enviar um comentário