Páginas

Festa do Senhor São Mateus


" Tempos atribulados esses em que nasceu o concelho da Madalena.
"Em 1º dia do mez de fevereiro de 1718 ao romper da manhã tremeu a terra com incríveis convulsões, ouvindo-se terríveis estrondos como peças de artilharia" assim iniciou a sua memória o vigário da Vila das Lajes, Mathias Cardoso Machado, sobre o vulcão que derramara lava por quatro bocas na extrema das freguesias das Bandeiras e Santa Luzia. Documento nº 68, vol I da História das Quatro Ilhas.
Ainda sem bem atinarem com o que acontecia, "na madrugada do dia dois tendo cessado a violência do fogo da parte do norte onde tinha rebentado, houve nova explosão no sitio da Bragada, entre as freguesias de São Mateus e S. João", vai contando o aludido vigário.
Estavam formados dois "mistérios", barreiras ígnias que dilimitariam de modo indelível o espaço já de si ardido em que se instalou o Concelho da Madalena.
Vem desses temerosos dias, que se repetiram em 1720 no lugar do Soldão, subúrbio da Vila das Lajes, a promessa da gentes de S. Mateus de distribuir pão, depois "rosquilhas", a quantos acorresem à festa do seu Orago, em honra do Divino Paráclito, voto que ainda hoje se cumpre religiosamente.
E terá sido essa mesma fé, a necessidade íntima de protecção, que inspirou a nova edilidade madalenense a esculpir em pedra na fachada principal da sede camarária o brasão singular que a destingue - a Coroa do Espírito Santo ladeada por duas pombas, o seu símbolo por excelência." in O Concelho da Madalena - Subsídios.
E foi assim  que começou a tradição das festas do Senhor São Mateus com distribuição de rosquilhas, um pedido feito pelo povo da freguesia de São Mateus e São Caetano, que na altura pertencia à freguesia de São Mateus, que se o fogo não pusesse as casas em perigo todos os anos no dia 21 de Setembro seriam distribuídas rosquilhas por todos os que fossem à festa ou passassem por lá.

Dia 21 - Sexta
16h00 - Missa Solene
17h00 - Procissão
18h00 - Arraial com distribuição de Rosquilhas

Fonte: Duarte Jr., Tomaz em O Concelho da Madalena - Subsídios, 2ª edição 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário