Páginas

Lenda da Ladeira da Velha e suas águas medicinais



O Combate da Ladeira da Velha foi um recontro travado, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), a 3 de Agosto de 1831, entre as forças liberais vindas da ilha Terceira e forças da guarnição da ilha de São Miguel, fiéis a Miguel I de Portugal.
Após o desembarque das forças Liberais no Pesqueiro da Achadinha (concelho de Nordeste, sob o comando do 7.º conde de Vila Flor (1831), o combate feriu-se nas encostas do vale que da Ribeira do Limo e Cerrado Novo sobem até à Ladeira da Velha, na freguesia de Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande, tendo as forças miguelistas sido vencidas, abrindo o caminho à conquista da ilha pelos liberais.
 

Magnífica foto ilustrada de 1932 das antigas casas que albergavam os utentes das águas medicinais da nossa Ladeira de Velha.
Graças à curiosidade do "humilde rabiscador" J. Silva Junior a memória daquelas casas, agora simples ruínas da nossa história, fica preservada para sempre.
A nascente termal da Ladeira da Velha , actualmente esquecida por quase todos, foi durante o século XIX e início do século XX alvo de vários estudos e artigos publicados devido à fama que as suas águas tinham no tratamento de reumatismo, lepra e doenças da pele.

Consta que o químico alemão Albretch Welhauser analisou a água e chegou a enviá-la para os "estudos especiais" da célebre madame Curie (prémio nobel da física e da química).




 

  
Esta foto remonta ao ano de 1941. Como o balneário era perto do mar e de Inverno a água chegava até à encosta, foi feita uma cobertura de forma a que as ondas passagem por cima da estrutura que se encontrava embutida entre as rochas. Hoje em dia a cobertura já não existe. Há apenas as quatro paredes cheias até cima com água termal.

Ladeira da Velha, situada entre a Freguesia do Porto Formoso e a Ponta de Santa Iria




Fonte: http://acasadamosca.blogspot.pt/2006/12/guas-medicinais-da-ladeira-da-velha.html






 

Sem comentários:

Enviar um comentário