Páginas

Lajes do Pico tornou-se "Vila Natal" por um dia...



No passado domingo, 16 de dezembro, a vila das Lajes do Pico recebeu a 1ª edição da “Vila Natal”. Inicialmente, o evento estava previsto realizar-se ao ar livre, pelas ruas da vila das Lajes do Pico, brindando todos aqueles que se deslocassem à sede de concelho com uma panóplia de sons, aromas e decoração tão caraterística desta época tão especial. No entanto, devido às condições climatéricas não foi possível a realização do evento ao ar livre, tendo sido adaptado e realizado na Escola Básica e secundária das Lajes do Pico.
A Vila Natal, que deliciou não só os miúdos mas também os graúdos, teve início às 16:00 com um presépio de Natal ao vivo dinamizado pelo Grupo de Idosos das Lajes do Pico, terminando às 20:30 o evento.
Na Vila Natal houve oficinas criativas intituladas “Crie as suas prendas” onde os visitantes tinham a possibilidade de aprender a fazer produtos em lã como cachecóis, ou produtos fruto do reaproveitamento de sacos de plástico ou de garrafas, transformando-se em magníficas malas ou elementos decorativos. Na “tenda dos sabores de Natal” dinamizada pelos grupos de idosos das freguesias das Lajes do Pico e das Ribeiras os visitantes podiam adquirir uma série de doces caraterísticos desta época festiva. Estiveram também presentes no evento diversas bancas de finalistas que apostaram na venda de produtos alimentares e de minerais, tentando assim angariar fundos para as suas viagens de finalistas.
O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) também marcou presença na “Vila Natal” mostrando assim aos visitantes muitos dos produtos que confecionam e que se encontravam também à venda, tais como velas, compotas, chocolates, produtos amigos do ambiente, entre outros.
A mostrarem, bem como a vender os seus produtos artesanais estavam alguns artesãos do concelho das Lajes do Pico, na “tenda das Prendinhas” onde se podiam encontrar uma grande diversificação de produtos desde gorros, cachecóis, passando por bijuteria, peças em vidro, madeira, entre outros.
Ainda na Vila Natal estava presente uma feira do livro, dinamizada pela Culturpico, que apostou em literatura infantil, gastronomia, natureza, mar e baleação, roteiros turísticos, bem como história e cultura açoriana.
Destinado aos mais pequeninos tinha a oficina “Palcos e Notas”, uma oficina de teatro e música, a oficina “Artistas de Natal” onde se faziam diversos trabalhos manuais, e pinturas faciais.
Em termos de animação musical atuaram o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São João, os alunos do Ensino Artístico da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, o Grupo de Cantares “Trovas da Madrugada” e o coro do Ensino Artístico da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.
Durante a “Vila Natal” realizaram um bingo que ofereceu como prémio refeições em diversos restaurantes/ snck-bares do concelho, tendo os prémios sido patrocinados pelos seguintes estabelecimentos: Casa de Pasto Troca a Nota, Pastelaria Aromas e Sabores, Restaurante O Lagoa, Snack-bar Armindo e Snack-bar do Lajeshopping.
E como Natal que é Natal teve ter sempre um Pai Natal na “Vila Natal” este não pode faltar, fazendo as delícias de muitas crianças e animando todos aqueles que por lá passavam com a ajuda dos seus duendes.
A “Vila Natal” foi um evento organizado pela Culturpico em parceria com a Câmara Municipal das Lajes do Pico tendo, apesar das condições climatéricas, superado as espetativas dos organizadores, na medida em que se deslocaram á Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico ao longo de toda a tarde muitos visitantes que deram vida e um colorido diferente à “Vila Natal”, valorizando assim também o trabalho de todos os intervenientes do evento.

A todos um Feliz Natal…

Cátia Goulart

Sem comentários:

Enviar um comentário