Páginas

Casa dos bordados

Associação de Artesãos da Graciosa


A Associação de Artesãos da Graciosa, foi constituída com o objectivo de se dedicar única e exclusivamente ao bordado Graciosense.
O aparecimento desta associação, sem fins lucrativos, foi também a forma encontrada para dar mais uma oportunidade de trabalho à mulher Graciosense.
Foi sua fundadora Teodora Borba, que quis dar às muitas mulheres Graciosenses que sabiam bordar e tinham gosto por esta arte, uma forma de ter rendimento.
Antes da existência desta associação, havia uma certa dificuldade para os turistas poderem levar uma recordação da ilha Graciosa.





Esta é uma área onde ainda continua a haver carências, o que não pode acontecer, ainda para mais numa altura em que se aponta o turismo, como o futuro económico do Arquipélago.
Aberta quase todos os dias da semana e com uma actividade constante, a Associação de Artesãos da Graciosa enfrenta grandes despesas inerentes à actividade dos bordados, com a sua venda a dar para suportar as despesas de funcionamento desta instituição.
Os bordados Graciosenses possuem classificação de alta qualidade, sendo muito procurados não só pelos Graciosenses, mas também das outras ilhas, em especial Terceira e São Miguel, verificando-se uma grande procura dos emigrantes.
A Associação de Artesãos da Ilha Graciosa já realizou também vários cursos de Bordados, com formação nas técnicas específicas e artesanais do bordado certificado.
Elevar a qualidade do bordado tem sido o trabalho da Associação de Artesãos da Graciosa, que tem a sua sede no edifício da Junta de Freguesia de Santa Cruz.






Fonte: Graciosa Online



Sem comentários:

Enviar um comentário