Páginas

Graben de Pedro Miguel



O Graben de Pedro Miguel constitui a principal estrutura vulcano-tectónica da ilha e a mais impressionante dos Açores. Apresenta um sistema de falhas distensivas de orientação ONO-ESE, que confere uma topografia em degraus ao antigo vulcão em escudo da parte oriental da ilha do Faial, evidenciado por escarpas de falha com altura máxima da ordem de 170 m e que na zona do vulcão da Caldeira estão cobertas/dissimuladas por depósitos de pedra pomes e de outros tefras holocénicos.


O graben é formado por cinco patamares abatidos entre falhas normais, designadamente das falhas da Ribeirinha, da Lomba Grande, da Ribeira do Rato, da Rocha Vermelha, da Espalamaca e de Flamengos, situando-se a freguesia de Pedro Miguel no patamar central e mais baixo do graben.

Desenvolvendo-se nos últimos 73.000 (ou 40.000) anos, a génese inicial do graben de Pedro Miguel estará associada ao vulcão em escudo da Ribeirinha, quer devido a movimentações magmáticas profundas associadas aos reservatórios magmáticos, quer a fenómenos tectónicos distensivos que afectaram a ilha do Faial.






Charcos de Pedro Miguel

Os Charcos enquadram-se na fossa tectónica (graben) de Pedro Miguel, mais especificamente na falha da Lomba Grande, que se salienta pela sua expressão morfológica em toda a ilha do Faial, sendo particularmente relevante pelo seu coberto florestal, com espécies naturais de Laurissilva.

São um dos locais com grande interesse ornitológico sendo dos mais utilizados  pelos observadores de aves (birdwatchers), tendo o Parque Natural melhorado em 2012 as condições para os praticantes desta atividade, através da construção de uma infraestrutura de apoio nesta área ambiental.


Time Lapse nos Charcos de Pedro Miguel




 Fonte e Fotos:


http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=5
http://geossitios.progeo.pt/geositecontent.php?menuID=3&geositeID=1221
http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/faial/noticias/locais-f/2256-charcos-de-pedro-miguel-no-faial-registam-grande-variedade-de-aves-migratorias
http://geocrusoe.blogspot.pt/2009/03/regresso-casa.html
https://www.youtube.com/watch?v=xtFdpk9cv9Q



Andreia Goulart

Sem comentários:

Enviar um comentário