Páginas

Viagens turísticas diminuíram 13,6% no ano passado


Entre Janeiro e Setembro do ano passado, os residentes em Portugal efectuaram 11,6 milhões de viagens turísticas, isto é, menos 13,6% face ao mesmo período de 2009. As dormidas atingiram os 55,6 milhões. O motivo “lazer, recreio ou férias” surgiu no primeiro lugar, com 6,4 milhões de viagens, depois de “visitas a familiares ou amigos” (4 milhões) e motivos “profissionais e negócios” (728.000). Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No relatório, é dito que “das deslocações realizadas pelos residentes nos primeiros nove meses de 2010, cerca de 10,4 milhões tiveram o seu destino no território nacional enquanto que as restantes 1,2 milhões de deslocações foram dirigidas a outro país”. Isso significa -13,4% para Portugal e -15,4% para o estrangeiro, “o que implicou que a repartição das viagens por estes dois grandes destinos se mantivesse praticamente inalterada”.

Automóvel é o meio preferido
“O meio de transporte mais utilizado nas deslocações realizadas entre Janeiro a Setembro de 2010 pelos residentes em Portugal foi o automóvel, usado em 82,7% das viagens, seguido pelo avião (8%). Este meio foi utilizado em 60,4% do total das deslocações ao estrangeiro, enquanto que nos destinos domésticos apenas foi utilizado em 1,9% das viagens”, pode ler-se.
Por outro lado, o transporte marítimo, fluvial, rodoviário público, comboios e motociclos foram utilizados apenas em 9,3% das deslocações.

Mulheres entre os 45 e 64 anos dominam
De acordo com o INE, “dos turistas que realizaram deslocações no período compreendido entre Janeiro e Setembro de 2010, 50,1% eram mulheres e 31,8% tinham entre 45 e 64 anos, tendo sido este o escalão etário predominante”.
Já nas deslocações motivadas por negócios, o perfil altera-se. “Os turistas são predominantemente homens (70,3% do total), contrariamente ao observado nos outros dois principais motivos, onde esse peso não ultrapassa os 49%”.

Sem comentários:

Enviar um comentário