Páginas

CAMINHADAS DE OS MONTANHEIROS Cerca de 90 pessoas por passeio pedestre


A edição de 2011 da temporada de caminhadas na natureza “Uma ilha por Companhia”, promovida por Os Montanheiros, agendada entre os meses Março e Outubro, num total de oito trilhos pedestres, reuniu cerca de 90 pessoas por passeio.O último evento teve lugar nas Baías de São Sebastião, no passado domingo, e contou com 104 participantes. Paulo Mendonça, membro da direcção, manifesta o seu contentamento com a constante subida dos números registados a cada temporada salientando a importância da mensagem ecológica que é transmitida a todos.
Para além de ampliar o conhecimento do património natural dos Açores e da aventura colectiva, a temporada de caminhadas na natureza da associação Os Montanheiros contou este ano com um o desafio de participação no concurso de fotografia “FotoNatur 2011”.
Na prática, os participantes nos passeios, inseridos no projecto “Uma ilha por Companhia”, que decorrem entre os meses de Março e Outubro, registam imagens fotográficas durante os percursos pedestres relacionadas com três categorias: Homem, Paisagem, Biodiversidade.
Os objectivos passam por promover o contacto com a Natureza; sensibilizar a população para a valorização dos recursos naturais e a importância da sua conservação; promoção da prática da fotografia em cenários de exterior; estimular a criatividade, espírito crítico e sentido estético; e, ainda, promover o potencial artístico dos participantes. 
Segundo o membro da direcção, Paulo Mendonça, a nova componente permitiu dinamizar ainda mais o projecto sempre com o propósito de transmitir a mensagem ecológica.
Em números, o ano de 2011 contou com uma subida de participantes nas caminhadas até agora realizadas em comparação com o ano transacto contabilizando cerca de 90 por passeio.
Aliás, acrescenta, o último evento reuniu 104 pessoas nas Baías de São Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo, no passado domingo, 4 de Setembro.
“A adesão tem vindo gradualmente a subir. De ano para ano aparecem mais interessados, a par dos assíduos”, salienta o responsável, em declarações ao nosso jornal, ressalvando que “isto não se trata de um projecto turístico”.
Assim, justifica Paulo Mendonça, a larga maioria dos caminhantes são locais indicando um valor muito reduzido de participação de turistas.
Enquanto 90 por cento corresponde aos primeiros, dois por cento diz respeito aos segundos sendo os restantes visitantes temporários ou pessoas cuja sua actividade profissional ou cujo seu objecto de estudo estão relacionados com a área ambiental.
“ Os caminhantes dos oito trilhos pedestres oficiais procuram ampliar o leque de conhecimentos sobre o património natural da sua própria ilha. Há ainda a vertente aventura e o exercício físico. Uns trilhos, portanto, apresentam um grau de dificuldade maior do que outros. Pormenores que são todos revelados e esclarecidos antes dos passeios terem início”, avança.
Os próximos passeios estão previstos a 2 e 23 de Outubro, em local a designar, sendo a última data marcada pelo convívio de encerramento da temporada 2011.
Para trás ficaram visitas às Fajãs da Serreta, Trilho dos Fetos Arbóreos e Nascente das Frechas da Agualva, Vereda Velha, Cumeeira da Serra do Morião, Rocha do Chambre, e Baías de São Sebastião.
Por norma arrancam às 9h00 e, conforme o local e extensão do caminho estipulado e dimensão do grupo, a duração poderá rondar 5 a 6 horas.



Sem comentários:

Enviar um comentário