Vida de Cagarro

No ano em que o Cagarro foi considerado Ave do Ano em Portugal pela da Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves (SPEA). Deixo-vos aqui um poema de um poeta e autor açoriano Armando Côrtes-Rodrigues.

"Ergo os meus olhos doloridos
Para o céu a fulgir.

Quantas estrelas
Cintilam nos meus olhos comovidos
Neste gosto de vê-las
Claras no meu desejo de sentir
O mistério da Noite que se cala!

Nada do que é terreno,
Nada do que é mesquinho
Cabe neste silêncio, que me fala
Doutra grandeza igual ao meu destino.

E ponho-me a caminho!...
Sonho pleno
De rasgar os pés no piso das estrelas
E ir para além,
Sempre para além
Inda mais para além!...

É este o meu martírio: olhar o céu e tê-las
Nos meus olhos mais longe e desejadas.
Na terra tanta dor, tanta amargura...

Ermas, distantes, impassíveis, alheadas,
As estrelas fulgem pela Noite escura."

"Ergo os meus olhos..."
Armando Côrtes-Rodrigues
in Cantares da Noite (1942)


2 comentários:

  1. Seria simpático referir a autoria da foto... já que ninguém se dá ao trabalho de pedir autorização para a sua utilização.

    http://www.flickr.com/photos/joe_taruga/280726270/in/set-72157594296727919/

    http://www.flickr.com/photos/joe_taruga/4056065461/in/set-72157594296727919/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Exmo. Sr. Jorge Cardoso.

    Em primeiro lugar agradecemos a sua visita ao nosso Blog.

    Ao "postar" temos sempre cuidado de mencionar as fontes de onde foi retirada a informação, seja ela imagem ou qualquer outro tipo de informação. Essa é uma regra que faz parte do Manual do nosso Blog.

    No caso da fotografia em questão, a fonte está mencionada no fim do "post", correspondendo ao Blog onde encontramos a foto em questão publicada. Para além disso, o nome "Jorge Cardoso" está na própria foto como crédito da mesma.

    De qualquer forma, agradecemos a sua chamada de atenção e esperamos que continue a visitar o nosso Blog.

    Sempre ao dispor e com os melhores Cumprimentos,

    Cátia Leandro
    Gestão dos Quiosques de Turismo

    ResponderEliminar