Termas do Varadouro - PSD Faial acusa governo de dualidade de critérios


Os deputados regionais do PSD Faial  juntaram-se na manhã desta quinta-feira junto às Termas do Varadouro para “mais uma vez” denunciarem o facto daquele espaço estar votado ao abandono.

Os sociais-democratas acusaram o Governo Regional de dualidade de critérios no que às Termas da Região diz respeito e deram como exemplo, as recém-recuperadas Termas do Carapacho e da Ferraria que, como se sabe, foram alvo de beneficiação através da sociedade “Ilhas de Valor, SA”.

De acordo com Luís Garcia, o Grupo Parlamentar do PSD endereçou um requerimento ao Executivo açoriano, versando esta questão, uma vez que as Termas do Varadouro são, no entender de Garcia, “um investimento reprodutivo que tem, à semelhança de outros investimentos reprodutivos no Faial, sido adiado.”

Luís Garcia entende que “numa região onde o turismo de bem-estar é eleito como uma estratégia de desenvolvimento, não se admite que as Termas do Varadouro estejam neste estado de abandono e degradação.”

Saliente-se ainda que a Câmara Municipal da Horta, em Novembro de 2007, suspendeu o Plano Director Municipal naquela zona, por forma a permitir a concretização da reabilitação das Termas, com um projecto que incluía ainda a construção de um Hotel SPA. Mais tarde, em 2009, o Governo, em parceria com o INOVA, lançou um novo projecto visando potenciar o termalismo nos Açores (TERMAZ), no qual estava incluído o processo de construção das Termas do Varadouro.

Perante estes factos, os sociais-democratas, no requerimento enviado ao Executivo querem saber em que consistem esse projecto, para quando a sua concretização e se existe ou não, algum privado interessado neste negócio.

O documento questiona ainda o Governo dos Açores sobre o resultado das recentes análises efectuadas às águas das Termas.

Recorde-se que as Termas do Varadouro, cujas águas sulfurosas foram descobertas em 1868 e eram consideradas das melhores do País para o tratamento de doenças reumáticas e de pele, estão fechadas há muito tempo. 

Esperemos que esta questão se resolva com brevidade e as termas sejam recuperadas e abertas ao público, pois isso seria uma mais-valia para o turismo no Faial.

Fonte:http://www.tribunadasilhas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1930:termas-do-varadouro-psd-faial-acusa-governo-de-dualidade-de-criterios&catid=1:local&Itemid=2

Sem comentários:

Enviar um comentário