Em 1982, no dia 21 de Junho, dia do solstício de Verão, com a iniciativa de Jack Lang, Ministro Francês da Cultura da época, o dia da Música – “Fête de la Musique” – é festejado, pela primeira vez, com a ambição de «fazer sair à rua todos os músicos». No ano seguinte, o dia da Música teve a participação de 200 000 artistas de todos os tipos, amadores e profissionais, que inundaram todos os espaços públicos, as praças, as ruas, os parques, as salas de concertos, com o apoio das autoridades locais.
Os concertos desde a música clássica ao hip-hop, passando pelo jazz, o rock e até mesmo a música tradicional, são sempre gratuitos para o público graças à generosidade dos apoiantes e ao financiamento dos patrocinadores do dia da Música. Nos dias de hoje, tudo é feito em favor da música. Entre outros, o Estado e as autoridades municipais autorizaram em comum acordo o “ruído sonoro”, os transportes públicos criaram trajectos especiais que passam nos principais locais dos concertos, assim como um bilhete valido para todo o dia.
O aparecimento da rede Europeia
O dia da Música é desde cedo uma rede assim como um conceito exportável. Assim sendo, em 1985, constituído do mesmo objectivo e das mesmas ideias directrizes, o dia da música é lançado para fora de França até Atenas, no ano da Música.
Com uma visão de dimensão europeia, e convencido que essa ideia poderia ser desenvolvida noutros países da Europa, Jean-François Miller lançou a ideia da criação de uma instituição de colaboradores através da Europa. Tanto que o representante da Coordenação Nacional Francesa, delegado pelo Ministério Francês da Cultura reúne todos os parceiros da Europa e cria a Rede Europeia do dia da Música, em Budapeste, no ano de 1995.
Desde então, o conceito “Dia Europeu da Música” tem novos objectivos que se adaptaram a uma gestão mais regional. Todos os parceiros têm de manter os objectivos essenciais (entrada gratuita e promoção dos artistas de todos os tipos) acrescentando ao mesmo tempo uma colaboração europeia, que mantém, entre outros, a troca de artistas como uma das suas principais prioridades. O Principal do dia Europeu da Música é a associação sem fins lucrativos AISBL «Fête Européenne de la Musique» que tem como sede Bruxelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário