II Voluntariado Ambiental dos Açores


Quarenta jovens de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Checoslováquia, Eslovénia e Brasil participaram na segunda Edição do Voluntariado Ambiental dos Açores organizado pela Gê-Questa, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável nos Açores.

Agricultura Biológica, Conservação da natureza e Sensibilização Ambiental forma os três eixos que orientaram o projecto.

Entre outras actividades, estes jovens voluntários tiveram a oportunidade de trabalhar diretamente com produtores biológicos da Ilha, de forma a fomentar este tipo de produção.

Também participaram na limpeza da lagoa do Negro, no âmbito de um projecto levado a cabo pelo professor Eduardo Dias da Universidade dos Açores.

Além disso também tiveram tempo de dedicar-se à sensibilização ambiental.

O problema das lixeiras ilegais protagonizou uma das chamadas de atenção com a organização da Feira da Pulga, na Canada dos Caneleiros nos Biscoitos, onde os voluntários, de uma maneira artística e crítica, deram valor ao lixo, que ficou em exposição para venda.

Duas semanas em que os participantes tiveram a oportunidade de aprender, trocar experiências com cidadãos de vários países do mundo, ganhar amigos e contribuir, com a sua força de trabalho, para melhorar o ambiente dos Açores.


No dia 08 de julho jovens de diferentes países chegaram até a ilha da Terceira com um objectivo comum: participar na segunda edição Edição do Voluntariado Ambiental dos Açores.

A sede da associação de defensa do ambiente, Gê-questa serviu de centro de operações do grupo ao longo de duas semanas. Dezasseis voluntários participaram a tempo inteiro, com apoio para estadia e alimentação. Outros vinte colaboravam a tempo parcial.

Sem comentários:

Enviar um comentário