O Observatório do Turismo dos Açores (OTA), em parceria com a Internacional Urban Development Association (INTA) e a Universidade dos Açores (UA), está a organizar um Wokshop que terá lugar em Setembro de 2011, com o tema “Inovação em Turismo e Desenvolvimento Regional Sustentável”.
O Turismo é, sem dúvida, uma importante alavanca do desenvolvimento territorial e regional e desempenha um papel fundamental na sustentabilidade dos espaços e das economias, especialmente das ilhas.
É um facto que o Turismo e o Desenvolvimento Regional são áreas políticas inter-relacionadas e sofrem, de momento, transformações rápidas e importantes no âmbito da nova dinâmica económica, social e tecnológica na formação do futuro do mundo, incluindo os desafios de uma concorrência crescente no mercado global. Com efeito, os decisores políticos e profissionais nas áreas de turismo e desenvolvimento regional têm uma necessidade constante de actualizar a sua compreensão acerca das transformações que estão ocorrendo e para actualizar as suas competências práticas, partilhando experiências e pontos de vista dentro de um contexto internacional.
O principal objectivo da Escola de Verão "Inovação em Turismo e Desenvolvimento Regional Sustentável" é a organização de um fórum internacional para promover uma discussão aberta sobre os problemas nas áreas de turismo, inovação e desenvolvimento regional sustentável, uma discussão que terá lugar em um ambiente natural de laboratório: o destino turístico Açores. Assim, os especialistas terão a oportunidade de visitar várias ilhas do arquipélago dos Açores para compreender as complexidades deste destino turístico em particular, e dos processos de desenvolvimento regional e urbano num território geograficamente disperso.
Este evento terá a duração de uma semana e conta com a presença de uma rede internacional de especialistas e professores experientes, que contribuirão para a realização de Workshops e seminários em áreas centrais do Turismo e do Desenvolvimento Urbano e Regional, juntamente com profissionais de um vasto leque de áreas, incluindo marketing, arquitectura, geografia, sociologia, entre outras. Esses profissionais são tanto locais como internacionais, permitindo uma abordagem teórica e prática ampla de resolução de problemas.
É ainda intenção deste evento promover as regiões de acolhimento, organizar uma organização internacional de brainstorming sobre temas relevantes para o desenvolvimento do turismo e aumentar a consciencialização das autoridades da região de acolhimento para os problemas que afectam o desenvolvimento das suas economias e oferecer-lhes a oportunidade de compartilhar pontos de vista sobre as opções de política de desenvolvimento alternativo.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário