Pico aposta no mergulho com tubarões


Arquipélago é o único destino de mergulho com tubarões na Europa
O mergulho com tubarões e a observação de baleias aumentaram 30% na ilha do Pico. O anúncio foi feito durante o programa “Em Foco” deste sábado por Eduardo Bettencourt.
Segundo este especialista, ligado à observação de cetáceos da ilha, apesar de nos últimos 2 anos a observação de baleias se ter mantido estável, a procura pelo mergulho com tubarões tem aumentado. Facto este que se deve à promoção e divulgação da actividade em feiras internacionais, nomeadamente na Feira de actividades náuticas Boot 2011, em Düsseldorf, na Alemanha.
O Pico tem potencialidades singulares para a prática do mergulho com tubarões, daí o facto de ter sido o local escolhido para a criação de uma escola de natação com tubarões. A escola irá receber anualmente formação de especialistas do sector das ilhas do Canal, de Espanha, da Itália, da Alemanha e de Inglaterra.
Eduardo Bettencourt acredita que para o ano haverá uma verdadeira “explosão de turistas” para nadar com tubarões e acrescentou que há que formar os jovens nesta área e “profissionalizar o sector para que a capacidade de resposta seja idêntica à riqueza que temos no mar”.
Ainda no que diz respeito a esta actividade, Vasco Cordeiro, secretário da Economia, anunciou, na abertura da “Oceantur” – a 1ª conferência internacional sobre turismo e mar - que o executivo está a preparar um código para regular o mergulho com tubarões na região.
Nos Açores existem cerca de quarenta espécies de tubarão, a maioria inofensiva para o homem. E o Arquipélago é um dos poucos locais do Mundo onde se encontram tubarões azuis.

Sem comentários:

Enviar um comentário