Habitantes do Corvo recebem plantas endémicas



Vão ser distribuídos, pelo Parque Natural do Corvo, um milhar de plantas endémicas aos habitantes da mais pequena ilha dos Açores.
A decisão, que resulta do projecto 'Ilhas Santuário para Aves Marinhas' (no âmbito do qual foram instalados viveiros na ilha), pretende "tornar cada jardim um repositório de flora natural, ampliando a capacidade de germinação e protecção do património natural do Corvo", afirmou hoje à Lusa o director regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos.
As plantas a distribuir incluem urzes, faiais, uvas-da-serra e folhados, consideradas "cruciais" para a defesa costeira e para a estruturação dos habitats naturais, além de satisfazerem o desejo manifestado pelos corvinos de adquirir plantio destas espécies.
"Pretendemos tentar tornar cada jardim um micro jardim botânico, cumprindo as suas valências de segurança, banco de sementes, sensibilização ambiental e lazer", frisou Frederico Cardigos.
Nesse sentido, aproveitando as solicitações de plantio e a produção de plantas endémicas em número "muito superior aos objectivos iniciais do projecto", o Parque Natural do Corvo decidiu ceder um milhar de plantas aos habitantes que o solicitem.
Nos viveiros do projecto 'Ilhas Santuário para Aves Marinhas' existem cerca de dez mil plantas quase em estado de serem transplantadas para a natureza.
A produção foi realizada em conjunto com a comunidade local e com o apoio da Escola Mouzinho da Silveira, onde a estufa se encontra instalada, cujos alunos têm sido "participantes activos no apoio a esta iniciativa".
"Este envolvimento e as várias campanhas de informação efectuadas pelo projecto tiveram um resultado surpreendente, que se traduz na vontade dos habitantes do Corvo de possuir plantas nativas da sua ilha nos seus terrenos e jardins ou mesmo nos espaços públicos", frisou Frederico Cardigos.
Este projecto é uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, as câmaras do Corvo e de Vila Franca do Campo e a Royal Society for the Protection of Birds.

Sem comentários:

Enviar um comentário