O novo roteiro cultural dos Açores, desta vez dedicado a Manuel de Arriaga, propõe um passeio pela Horta, cidade onde nasceu.
"O percurso que aqui se propõe tem por objetivo chamar a atenção dos visitantes para edifícios e lugares contemporâneos da vivência de Manuel de Arriaga na Horta, ou cuja construção ele terá acompanhado de longe, e que constituem monumentos da vida da cidade por finais do século XIX e inícios do século XX. Como se o fizessem pelos passos e pelo olhar de uma das figuras públicas de maior relevo nacional na época em que viveu", pode ler-se no roteiro.
A revisitação da cidade tem início na Travessa de São Francisco, na casa onde nasceu aquele que foi o primeiro Presidente da República em Portugal. Depois segue-se para a Casa Bensaúde, atual Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
O itinerário proposto pela direção regional da Cultura encaminha depois os visitantes para o antigo Colégio dos Jesuítas e para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Daí segue-se para o Império dos Nobres, para a Igreja e Convento da Glória, Teatro Fayalense, Torre do Relógio, Ponte da Conceição e Solar dos Lacerdas, Praça Infante D. Henrique, Edifício da Alfândega, rua José de Azevedo e Igreja de Nossa Senhora das Angústias, Casa de Saúde e Sociedade de Carvão e Fornecimentos do Fayal, Praia de Porto Pim e Forte de São Sebastião, casa de veraneio da família Dabney, e Igreja de São Francisco.
O mapa inclui ainda uma resenha histórica (em português e em inglês) sobre o escritor.
Trata-se de o terceiro roteiro cultural lançado este ano. Em maio foi editado o itinerário dedicado a Antero de Quental e em agosto o de Vitorino Nemésio.
De acordo com Paulus Bruno, diretor regional da Cultura, os Roteiros Culturais dos Açores assentam na importância do conhecimento das figuras históricas dos Açores e constituem um contributo para a divulgação do património cultural açoriano, destacando personalidades que pelo seu mérito marcaram a história do arquipélago. (…)
Os roteiros podem , também, ser adquiridos nos Quiosques de Turismo da ART.
Visite-nos!
Sem comentários:
Enviar um comentário