Comemoração do Dia de Amigas

"É uma tradição que preza a união e a interação entre as pessoas, neste caso vivenciar, nas suas quatro semanas anteriores, provavelmente aquilo que seja a folia do Carnaval"- sociólogo Miguel Brilhante.


Hoje comemora-se o Dia de Amigas nos Açores. Esta é a única noite do ano, em que os homens habituados à boémia nocturna se retraem de sair, porque sabem que fora de casa podem ser hostilizados por centenas de mulheres que se apropriam de restaurantes, bares e discotecas para festejar a sua amizade.
(…)
É genuinamente açoriana a tradição de festejar o Dia dos Amigos, das Amigas, dos Compadres e das Comadres nas quatro quintas-feiras antes do Carnaval. Uma tradição que remonta ao século XIX, mas que tem ganho de ano para ano cada vez mais adeptos e dinamismo, prevalecendo sempre um dado curioso e "singular": a separação dos sexos e dos géneros.

Para assinalar a data, restaurantes e bares organizam almoços e jantares especiais, mas a tradição tem também vindo a sofrer algumas alterações associadas às ofertas dos tempos modernos, com a realização de espetáculos de striptease masculinos e femininos.

"Nestas comemorações acaba por haver uma animação preliminar da qual a amizade e a proximidade entre as pessoas têm um peso fundamental, que até pode ser encarado como uma preparação para a grande festa do Carnaval", segundo o sociólogo Miguel Brilhante.

Fonte do texto:



Sem comentários:

Enviar um comentário