Flora (2º plano cento/direita) - Mato de Erica Azorica |
Em mais uma das minhas viagens à descoberta da maravilhosa ilha onde vivo - Pico e de ficar a conhecer mais um pouco do seu vasto e riquíssimo património natural que muitas vezes nos passa despercebido como sendo apenas mais uma planta qualquer.
A Erica Azorica é uma das plantas endémicas mais conhecidas dos açorianos, pertencendo à família das Ericaceae. Muitos poderão não a reconhecer por este nome pois, vulgarmente, é conhecida pela população local como Urze, Mato, Vassoura ou Barba-de-mato.
Esta planta existe em todas as ilhas do arquipélago dos Açores desde a costa, até quase à ponta do Pico (cerca dos 2000m), podendo apresentar a forma de um arbusto ou até atingir a altura de uma árvore de 5 metros com folhas estreitas até 10 mm de comprimento. Geralmente tem cor verde clara, ganhando no verão uma cor ligeiramente acastanhada devido às pequenas flores agrupadas nos extremos dos ramos.
A Erica Azorica é muito resistente à secura e a ventos fortes, embora não ao pastoreio, é uma das primeiras espécies a recolonizar diversos habitats após atividade humana ou em zonas recém-desflorestadas nasce naturalmente e reflorestando assim a área.
A espécie endémica, Erica Azorica, está protegida sendo o seu corte e destruição proibidos. Contudo, em tempos idos foi utilizada muitas vezes para fazer vassouras caseiras, tendo também sido muito utilizada para madeira e combustível pois facilmente ardia.
E assim ficou a saber um pouco mais sobre uma das espécies da flora endémica dos Açores....
Erica Azorica |
Erica Azorica |
Sem comentários:
Enviar um comentário