Gentes de cá...Histórias de cá...


Embarcação de garrafas de vidro - "Tolo É Quem Me Chama"

Travessia (a remos) Cais do Pico - Velas, em embarcação de garrafas - 1985

Germano Silveira da Rosa, natural da ilha de S.Jorge, freguesia dos Rosais, vivia no Pico em 1985, bem como alguns dos seus irmãos, que ainda por cá se encontram. Era um "homem da terra" como outros tantos que por cá passaram, simples, extrovertido e de certa forma irreverente.
Mas venho aqui relembrar este nome, porque certo dia este Senhor queria ir ver seu pai que estava doente, por alguma razão que desconheço ele não podia ou não lhe foi permitido ir na embarcação que fazia a travessia habitual entre Pico - S.Jorge. Germano Silveira não se deixou ficar no Pico construiu uma embarcação, com dois metros e oitenta e cinco centímetros de comprimento, um metro e quinze de boca e sessenta centímetros de pontal, foram utilizadas mil e duzentas garrafas de vidro fixas a uma armação, batizou o barco com o nome/frase: "Tolo É Quem Me Chama" .
A viagem entre as ilhas do Pico e de S.Jorge demorou nove horas e vinte e cinco minutos. Apesar de não saber nadar e de algumas pessoas o aconselharem a não fazer semelhante aventura, Germano não desistiu.

Este senhor também tinha um cão de nome engraçado, seu nome era "Ele que te diga".

 Vizinho:  - "Oh Germano, como se chama o teu cão?" 
 Germano:  - "Ele que te diga!"
 Vizinho: ???

 Foto de Dr.Luís Manuel Silveira Daniel, retirada do Livro - Imagens do Concelho de S.Roque do Pico de José Gomes e Paula Gil.

Andreia Goulart

Sem comentários:

Enviar um comentário