O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO. Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação. Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.
Para celebrar esta data, a DRAC (Direção Regional da Cultura) preparou uma programação especial com o intuito de convidar os habitantes à descoberta da herança cultural e religiosa do povo açoriano e descodificar os seus simbolismos e significados.
Esta iniciativa, com especial enfoque nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Graciosa e Pico, vai incluir visitas a monumentos históricos, espaços museológicos e edifícios religiosos.
Assinalando o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO – a partir da qual se instituiu a lista do Património Mundial – o ICOMOS elegeu como tema para 2012 - “Do Património Mundial ao Património Local: Proteger e Gerir a Mudança”. O tema deste ano pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, das novas abordagens aos novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património, e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança são o mote essencial para as atividades que irão decorrer.
O programa de eventos realizados por instituições dos Açores estará disponível no portal Cultura Açores: poderá consulta-lo aqui.
Convidamo-lo a participar nas atividades propostas e a divulgar o nosso Património!
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário