Aranha Cavernícola (Turinyphia cavernicola)






Nos Açores nã.so podemos falar de fauna endémica, podemos é falar de espécies que tiveram um desenvolvimento peculiar, em termos de dimensão e coloração, transformando-se em subespécies do arquipélago.

Irei agora falar um pouco da aranha cavernicola do Algar do Carvão ( Turinyphia cavernicola).
O que destingue a aranha dos outros insectos são: as suas quatro pares de pernas, não trêm asas nem antenas, e o seu corpo divide-se em duas partes (cefalotorax ed abdómen, enquanto que os insectos têm três partes) e produzem seda ou teia. As aranhas têm oito pernas e os s.deus olhos são lentes únicas, em vez de compostas, as aranhas podem ter 8,6,4 e 2 olhos ou mesmo nenhum olho, mas no caso da aranha cavernicola esta tem oito olhos mas mais pequenos do que as aranhas da superficies.
Só podemos apreciar esta aranha no Algar do Carvão e numa outra gruta da ilha Terceira.
Esta aranha faz parte do Top 100 de espécies prioritárias em gestão e conservação das espécies da Macaronésia, para a preservação desta espécie segundo alguns especialistas, basta uma gestão cuidada  das actividades de visitação do Algar do Carvão.
Só no Antártico é que não se encontra aranhas de resto podemos encontrá-las em qualquer parte do Mundo, os habitats de cavidades vulcânicas são porém os sitios mais estranhos para se encontrar aranhas.A Turinyphia Cavernícola são porém organismos altamente especializados e perfeitamente adaptados ao meio subterraneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário