Ferra da Ganadaria Herdeiros de Ezequiel Rodrigues


Ganadaria Herdeiros de Ezequiel Rodrigues

No passado fim de semana decidi aceitar o convite para ir à Ferra da Ganadaria Herdeiros de Ezequiel Rodrigues.
Uma Ferra é o momento em que o Ganadero marca as suas cabeças de gado que não tenham sido ferradas o ano passado e por isso tenham até um ano de idade.
Numa ferra, o bezerro é identificado com o seu número, que é uma escolha do ganadero, e com o ferro da ganadaria. Actualmente, e por motivos legais, já se colocam os brincos nos bezerros nesta altura.
Antigamente, os ferros utilizados eram mais rudimentares, pois era necessário aquecê-los antes. Este ferro tinha a identificação da ganadaria e era o objecto utilizado para marcar o bezerro. Actualmente, esta identificação já é feita com ferros electrónicos.
Esta festa apenas ocorre uma vez por ano e é o único dia em que a ganadaria hasteia a sua bandeira, demonstrando a importância daquele momento. Para esta festa, a ganadaria convida inúmeras pessoas para que possam assistir ao momento importante que irá ocorrer, oferecendo-lhes comes e bebes. É um dia festivo onde a população pode conviver entre si, mas também com os touros daquela ganadaria.
Deixo-vos algumas fotografias que recordam o momento festivo.

Ferra da Ganadaria Herdeiros de Ezequiel Rodrigues
Sara Luís

1 comentário:

  1. Também fui à ferra do E.R.
    Vou todos os anos, porque é a melhor ganadaria dos Açores. Foi a que mais troféus venceu em 2011.

    ResponderEliminar