O Pónei da Terceira é um animal com altura inferior a 1,48m, sendo por isso considerado pónei. Possui proporções correctas e equilibradas, confundindo-se com um puro-sangue Lusitano em ponto pequeno. São animais rápidos, inteligentes, extremamente dóceis e de fácil maneio.
Alguns estudos genéticos que englobaram mais de 60 raças de cavalos de África, da América, da Ásia e da Europa, indicam uma grande proximidade entre o Pónei da Terceira e cavalos da América do Sul, nomeadamente das raças Passo Fino de Porto Rico e Crioulo Venezuelano. Estas raças provêm de raças da Península Ibérica (Lusitano, Pura Raça Espanhola e Sorraia) e de outras da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru). Os resultados indicam que o Pónei da Terceira é um representante dos cavalos existentes na Península Ibérica aquando dos descobrimentos, tendo chegado até aos nossos dias através da selecção contínua por parte dos Terceirenses que, escolheram os animais de menor porte.
Em virtude da identidade cultural com a Ilha Terceira e da separação geográfica e genética com outras raças de equinos estão criadas as condições necessárias para que estes animais sejam reconhecidos como raça autóctone.
Fonte: www.equisport.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário