Geosítios & Gastronomia - Cozido das Furnas

Caldeira do Vulcão das Furnas - Ilha de S.Miguel

O vulcão das Furnas é um vulcão poligenético silicioso encimado por um complexo de caldeiras, a mais antiga com 8x5,6 km de diâmetro e cerca de 34000 anos. A sua geodiversidade inclui uma lagoa vulcânica, domos e anéis de tufos, e um sistema hidrotermal diversificado, com fumarolas, águas termais e minerais.

Fonte: http://www.azoresgeopark.com/geoparque_acores/geossitios.php?id_geositio=38


Cozido das Furnas
Ingredientes:
Carne de vaca; Entremeada; Sal; Frango; Chouriço/linguiça; Chouriço mouro; Repolho; Cenouras; Batatas; Batatas doces; Couve.

Preparação:
No fundo de uma panela grande coloca-se carne de vaca com gordura e entremeada, tudo em pedaços grandes, temperados com sal.
Por cima, coloca-se o frango com pele e o chouriço/linguiça, acrescenta-se bastante repolho cortado em quartos.
Junte as cenouras, descascadas mas inteiras, batatas-doces descascadas, em pedaços grandes e batatas descascadas também inteiras (de tamanho médio).
Por cima coloca-se o chouriço mouro enrolado em couve, para não rebentar, de seguida
tapa-se a panela e ata-se muito bem. Algumas pessoas preferem embrulhar a panela num lençol. Coloca-se então a panela na furna fica a cozer com o calor do vulcão durante 7 a 8 horas, enquanto se espera pelo famoso cozido das furnas pode sempre dar um passeio pelos arredores.

http://static.panoramio.com/photos/original/3055183.jpg
Fica aqui uma sugestão para quando visitar a ilha de S.Miguel e este geosítio que faz parte da cultura e história da ilha.
Andreia Goulart


Sem comentários:

Enviar um comentário