Dia da Restauração da Independência




 

A Restauração da Independência é um feriado comemorado em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face a Espanha no ano de 1640, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu.

A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640,  Filipe I, Filipe II e Filipe III.

A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma província espanhola.

O que levou à Restauração da Independência foi a instabilidade e a insatisfação que se notava em Portugal e o desrespeito dos privilégios nacionais que estava a provocar descontentamento. Os impostos aumentavam, a população empobrecia, os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais, a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos, e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.

Então, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de “O Restaurador” dando iní­cio à quarta Dinastia, a Dinastia de Bragança.

Fonte: http://eventos.aprender.pt/1-dezembro-restauracao-independencia-66.html
Fonte da imagem: http://sanjuushi.forumeiros.com/t321-a-bandeira-portuguesa-e-o-seu-significado

Sem comentários:

Enviar um comentário