A qualidade das águas balneares de Portugal está acima da média da verificada na maioria das águas da União Europeia, cuja esmagadora maioria (94%) cumpre as normas mínimas e 78% apresenta uma excelente qualidade.
Segundo o relatório da Agência Europeia do Ambiente, apresentado em Bruxelas, com os resultados relativos a 2012, Portugal, com as suas 456 zonas balneares, apresenta uma taxa de 87% com valores excelentes de qualidade das suas águas, o que o coloca acima da média europeia e o classifica entre os primeiros dez Estados-membros.
O Luxemburgo e Chipre têm resultados de 100% em todas as suas zonas balneares, seguindo-se Malta (97%), Croácia (95%), Grécia (93%), Alemanha (88%), Portugal (87%), Itália (85%), Finlândia (83%) e Espanha (83%).
Em Portugal, foram identificadas 50 zonas balneares (9,5%) que cumprem as normas mínimas para a qualidade da água, abaixo dos 15,7% da média europeia.
Todos os anos, a Agência Europeia do Ambiente compila dados sobre as águas balneares recolhidos pelas autoridades locais em mais de 22 mil zonas balneares dos 27 Estados‑Membros da União Europeia, da Croácia e da Suíça e mede os níveis de bactérias provenientes de esgotos e resíduos de explorações pecuárias.
Fonte: http://www.observatorioturismoacores.com/noticia.php?id=2500