As ilhas do Faial e Pico acolhem pela primeira vez uma edição do Doc's Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental, que decorre de 15 a 20 de Setembro, e que vai reunir mais de 100 participantes.
O seminário, intitulado "Doc's Kingdom - Ideia de uma ilha", é organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário e pela Azores Film Commission, e tem como objetivo promover o diálogo entre realizadores, novos autores, estudantes, críticos e investigadores.
A edição 2013 do Doc's Kingdom, que entre 2000 e 2010 decorreu em Serpa, é a mais internacional de sempre, já que dos 100 participantes inscritos, cerca de metade são estrangeiros, oriundos de 15 nacionalidades.
A sessão de abertura é hoje, pelas 21h30, no Teatro Faialense, uma sessão com entrada livre e onde será projetado o filme "The Forgotten Space" (2010), de Allan Sekula, um realizador americano falecido em Agosto de 2013 e que será homenageado, e Noel Burch.
A 18 de Setembro volta a ocorrer sessão dupla pública no mesmo local, onde serão projetados os filmes "Adormecido" (2012), um documentário experimental de Paulo Abreu filmado no vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, e "Man of Aran" (1934), o clássico de Robert Flaherty filmado nas ilhas de Aran, ao largo da costa ocidental da Irlanda.
Quanto aos realizadores convidados para a edição 2013 do Doc's Kingdom, confirmaram já presença Ben Rivers, Ben Russel, Cynthia Beatt, Eloy Enciso, Nicolas Rey, Stephanie Spray e Rebecca Baron, assim como os portugueses André Príncipe, João Vladimiro, Luísa Homem e Pedro Pinho.
Na sessão de encerramento, a 20 de Setembro, será projetado o filme "Stemple Pass" (2012), de James Benning.
Durante os seis dias que estarão na ilha do Faial, os participantes irão assitir a diversos filmes, sem saberem quais são, para, depois, na Casa Manuel de Arriaga, discutirem os mesmos, com os autores dos filmes e com toda a comunidade de participantes.
Adaptado do jornal Incentivo nº 2183
Foto: http://www.cmhorta.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário