Simbologia da Viola da Terra



A Viola da Terra é exemplo da expressão popular açoriana sobre um instrumento de cordas. Podemos associar a Viola da Terra à emigração, aos Açores e à devoção ao Espírito Santo.

A parte mais simbólica de toda a estrutura da Viola da Terra, são os dois "corações" (rosetas), que estão ligados por um “cordão umbilical” e por um losango - a "lágrima da saudade", que segundo a crença popular representa a busca da fortuna e de melhores condições de vida que os açorianos tiveram de enfrentar  no tempo da grande emigração.






Sobre o tampo da viola, no cavalete que segura as cordas, sobressai para cada um dos lado, a figura de um pássaro que se crê ser a representação simbólica do açor, pássaro que dá nome ao próprio arquipélago açoriano.


Ao inverter-se a Viola da Terra como as craveiras para baixo, as rosetas dão forma à Coroa do Espírito Santo e o losango ou “lágrima da saudade” adquire a simbologia da “pombinha” do Espírito Santo,
Na parte inferior do tampo a viola são encontrados vários motivos que puderam representar desde elementos vegetais como plantas, o trigo, vegetal muito importante na base da alimentação do povo açoriano ou a lira com duas serpentes viradas para fora cuja simbologia ainda de encontra desconhecida.




Fonte:http://www.freewebs.com/violadaterra/asuasimbologia.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário