Está implantado na Urzelina, ilha de São Jorge, na chamada Canada do Açougue. Foi construído no século XX, para utilização agrária, piscatória ou produção artesanal.
É um moinho de vento de capota (parte superior) móvel, fixado junto à costa. É constituído por um corpo fixo tronco-cónico, onde trabalham as mós, que estão assentes numa plataforma circular e possui uma cobertura plana com um contorno denteado.
O interior é iluminado por uma pequena janela aberta a sul e entra-se por uma porta aberta a norte. O corpo móvel, mais estreito, está inserido no centro da cobertura do corpo fixo. O tronco tem a forma piramidal octogonal e uma cobertura da base quadrada com duas águas e dois frontões. De um destes frontões da cobertura surge o mastro onde está fixa a hélice de duas pás.
Mais abaixo, do lado oposto, está fixo o rabo do moinho que encaixa no denteado do corpo fixo orientando a hélice no sentido mais favorável ao vento.
O corpo fixo foi construído em maçonaria de pedra rebocada, que foi pintada de branco com cobertura plana em betão. O corpo móvel, envolvendo a hélice e o rabo, em madeira pintada de vermelho, tal como a porta dos dois batentes.
Este moinho, que se encontra muito bem conservado, tinha e continua a ter a função da moagem.
Fonte: http://www.inventario.iacultura.pt/sao-jorge/velas-fichas/51_145_35.html
Sem comentários:
Enviar um comentário